Xarope da Flor da Bananeira (Pulmão, Asma, Gripe e Tosse)

Indicação: Pulmão, Asma, Gripe e Tosse.

Ingredientes:
1 flor de bananeira média (umbigo, cachopa, coração).
1 Kg de açúcar mascavo. Panela de barro de uso exclusivo para xarope.

Modo de fazer:
Picar a flor da bananeira como se pica repolho. Colocar na panela de barro em camadas, alternando o açúcar. Assim, começar com uma camada de açúcar, outra da flor da bananeira picada, indo alternadamente até o fim. A última camada de cima é açúcar. Deixar de repouso por 48horas. Se tiver sol, colocar em frasco de vidro e guardar na porta da geladeira, na última repartição.

Modo de tomar:
Adulto 1 colher de sopa duas vezes ao dia. De manhã em jejum e a noite antes de dormir. Crianças de 8 anos para cima, uma colher de sobremesa e crianças com menos de 8 anos, 1 colher de chá 2 vezes ao dia.

20 Responses
  1. Maecia keller

Eu nso sei se azeda ou fica parecido levemente com licor, nao sei qual definicao eu dou .o meu ficou 48 horas fora da geladdira e depois na geladeira , mas no 2 dia ficou assim como descrevi acima

2. Joao

Dá para fazer em um recipiente de vidro também.

O xarope dura 15 dias e deve ficar na geladeira. Depois disso, tem que descartar.

3. Adriana

Essa receita pode ser feita em vasilha de vidro, só não é recomendada vasilha de metal ou plástico.
    Deis as 48h, depois coe num pano bem fino. Deixe um pote na porta da geladeira e o restante pode colocar em potes de vidro no congelador. Se ele ficar fora da geladeira azeda.

4. Lucilene

Bom dia.Eu não tenho panela de barro, posso fazer em outro tipo??E é para deixar repousar por 48 horas em temperatura ambiente ou na geladeira??E também quando ficar pronto se tira as coisas da bananeira e deixa só o xarope ou não??

5. Cátia

olá!
    – pode ser feito em um refratário de vidro? pois não tenho panela de barro…
    – tem receitas que precisa ficar 2 horas no sol dentro dessas 48 horas, isso é para ser feito?
    – qual é a durabilidade do xarope?