Virada de ano radical: Jovens lauromülenses partem para missão “Jesus No Litoral”
Foto: Grazieli Nezzi

A edição catarinense do projeto  Jesus No Litoral (JNL) já começou para três jovens lauromülenses. Gabriela Machado Schuch, João Batista Fontanela e Morgana Elias, integrantes do Grupo de Oração Jovem Face de Cristo, partiram no inicio da noite desta quinta-feira (26), rumo ao litoral para anunciar o amor de Deus pelas areias das praias de Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. O projeto deste ano está se inspirando no convite do papa Francisco, chamando os jovens para combaterem o comodismo na evangelização. Essa missão quer atingir os veranistas e residentes das praias locais. Além das missões nas praias, a programação conta com momentos de formação, missas, grupos de oração, arrastões de evangelização, shows, entre outras atrações.

A jovem Gabriela se diz ansiosa por uma virada de ano completamente diferente. “É muito gratificante fazer parte de uma multidão de jovens de todo o estado que trocaram as festas de réveillon, trocaram as suas famílias para estarem em missão evangelizando. Estamos buscando seguir o caminho dos grandes Santos da Igreja e com muito amor no coração levar Cristo para que ele seja conhecido em toda a terra. Tenho certeza que estamos indo evangelizar mas com certeza nós também seremos evangelizados será uma experiência única”, acredita Gabriela.

O jovem João Batista vive a expectativa de participar pela primeira vez do projeto JNL. “Sou um apaixonado por missão, o fato de poder levar o nome de Cristo, levar o seu amor, dividir com os outros o que Ele me deu é algo incrível. A expectativa é de que muitos possam acolher o que o Espírito Santo nos inspirar a falar, não queremos que nossas palavras sejam apenas ouvidas, mas acolhidas no coração. Sabemos que receberemos muitos ‘nãos’, mas que os ‘sim’ sejam verdadeiros. Não precisam ser muitos, mas, que sejam sinceros, aptos a buscarem esse amor, que nossas poucas palavras possam causar sede desse amor. Esse amor que não é um amor qualquer, mas o amor dos amores”, relata João.

Morgana leva junto na mala muita animação, alegria, disposição e a expectativa de fazer novas amizades durante os dias do JNL. “Estou  muito contente por poder participar do projeto especialmente nesta época onde as praias estão lotadas. Considero um grande presente de Deus poder estar lá para evangelizar, levar o amor de Deus, a alegria de ser uma jovem católica a todos que estão nas areias das praias”, destaca Morgana.

A programação contará, inicialmente, com a missa de abertura presidida pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ. No sábado, 28, terá a Missa de Envio e os shows de evangelização na Praça da Paz em Itapema, com a presença do Ministério Amados do Eterno e Missionário Shalom, de Fortaleza.

Já no dia 31 de dezembro haverá a Missa da Virada, celebrada pelo padre Vicente, scj, da Comunidade Bethânia, e uma adoração ao Santíssimo Sacramento dará início ao ano de 2014.

No dia 2 de janeiro, os shows ficam por conta da Banda Single Core e Diego Fernandes, no palco na Praça Almirante Tamandaré, em Balneário Camboriú. No dia 3, Diego Fernandes volta ao palco de Itapema, que também contará com um grande bailão conduzido pela Banda Dádiva Divina.

O projeto

O Jesus no Litoral teve início após a Jornada Mundial da Juventude de Toronto, em 2002, cujo tema foi “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-14). Foi a partir dali que jovens, membros da Renovação Carismática Católica, deram vida a um projeto que busca levar a mensagem do Evangelho àquelas pessoas que aproveitam a época de alto verão para ir à praia. O Jesus no Litoral acontece em várias praias ao longo de todo o Brasil, como: Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão e Ceará.

Juliano Altino / Ministério de Comunicação Social GOJ. Face de Cristo