Tudo pronto para o 3º Encontro Nacional da Pascom

Com o tema “Identidade e Missão”, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB promove entre os dias 19 e 22 de julho o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM). O evento será realizado nas dependências do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

“A todos os que se inscreveram, sejam bem vindos para este momento especial em que vamos desenvolver uma intensa programação, que quer e deseja criar a cultura da comunicação na Igreja no Brasil”, declara a Irmã Élide Fogolari, assessora da Comissão e uma das organizadoras do evento.

Recordando o beato João Paulo II, Élide lembra a necessidade de levar a mensagem do Evangelho nesta nova cultura gerada pelos Meios de Comunicação Social. “Eles constituem parte central do grande ‘areópago’ no qual se partilham ideias e se formam os valores e comportamentos”.

A Comissão Organizadora recebeu um grande número de inscrições, e lembra que àqueles que não a fizeram antecipadamente, poderão fazê-la antes do início do evento em Aparecida, efetuando o pagamento da taxa no valor de 30 reais. Neste caso, no entanto, a hospedagem fica por conta de cada participante.

Confira a programação:

Dia 19 de julho – Quinta feira
16h Credenciamento
19h – Cerimônia de abertura
Lançamento do Hino e da Logo da Pascom
20h – Conferencia de abertura
Comunicação e informação: Igreja e sociedade
Carlos Alberto DI Franco – Prof. Jornalista e diretor Internacional de Ciências Sociais da Universidade de Navarra

Dia 20 de julho – Sexta feira
07h30 – Celebração Eucarística
Dom Dimas Lara Barbosa, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB
8h45 – Mesa Redonda – PASCOM: Identidade e Missão
10h30 – Intervalo
11h – Plenária
12h – Almoço
Das 14h às 18h – Seminário por interesse
20h – Programação Cultural (TV Aparecida)

Dia 21 de julho – Sábado
07h30 – Leitura Orante da Bíblia na ótica da comunicação
08h30 – Mesa Redonda – PASCOM e a pessoa digital: Possibilidades e contradições
10h30 – Plenária
12h – Almoço
Das 14h às 18h – Seminário por interesse
20h – Noite Julhina

Dia 22 de julho – Domingo
08h – Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida
Preside – Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Presidente da CNBB
09h30 – 5 grupos por Regiões.
10h30 Plenário
11h30 – Solenidade de encerramento com envio dos discípulos missionários da comunicação