Símbolos da JMJ chegam hoje à Diocese de Criciúma

Alegria e ansiedade já tomam conta do coração de muitas das 42 pessoas que, na madrugada desta sexta-feira, 04 de janeiro, partirão de Criciúma com destino à Diocese de Lages, no planalto serrano, para buscar os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Mais de quatro horas de viagem terá a comitiva organizada pelo Setor Diocesano de Juventude da Diocese de Criciúma, até chegar antes da missa, marcada para as 10 horas, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres.

Na tarde desta quinta, 03, a Diocese de Criciúma, por meio do bispo Dom Jacinto Inacio Flach e dos coordenadores do Setor Juventude, Marcos Tramontin e Diego Vieira, concedeu uma entrevista coletiva aos meios de comunicação da região, com o propósito de fazer conhecer a proposta da JMJ e o itinerário de passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, que virão acompanhados da imagem da beata catarinense Albertina Berkembrock.

Os símbolos já tocados por milhões de jovens no mundo inteiro preparam as dioceses brasileiras para o maior evento religioso realizado pela Igreja na maior nação católica do mundo. “Não existe evento global que mobilize mais pessoas que a JMJ”, pontua Dom Jacinto Inacio Flach. A cidade do Rio de Janeiro (RJ) aguarda mais de 2 milhões de jovens do Brasil e do mundo para o evento, que será realizado de 23 a 28 de julho de 2013.

Os símbolos da JMJ chegam à Diocese de Criciúma por volta das 16 horas desta sexta, com a acolhida na Paróquia Imaculado Coração de Maria, logo ao pé da serra, em Lauro Müller, e percorrem um longo caminho pelas comarcas até a tarde da segunda-feira, 07, quando serão enviados à Diocese de Tubarão.

Um grande objetivo

“A Jornada não deve ser somente um grande encontro, mas construir um caminho de preparação e engajamento dos jovens em suas comunidades”, afirma o jovem Marcos Tramontin.

De acordo com o jovem Diego Vieira, o momento da passagem dos símbolos será muito marcante para o povo da diocese. “Nem todos os jovens poderão ir ao Rio de Janeiro, mas poderão vivenciar um pouco da Jornada, chegando perto dos símbolos”, enfatiza.

Para o bispo diocesano Dom Jacinto, a peregrinação da Cruz deve motivar ainda mais o protagonismo dos jovens na Igreja. “Todos devemos ter algo grandioso dentro de nós, que é a nossa fé. Queremos que os jovens e todos sonhem com um mundo mais bonito. O jovem não tem medo de grandes desafios. Quando ele sabe que vale à pena e que aquilo dá sentido à sua vida, ele deve experimentar”.

Atividades focam a juventude

Até as semanas que antecedem a JMJ Rio 2013, mais de 400 jovens da diocese deverão inscrever-se para participar do evento, segundo estimativas do Setor Juventude. Até lá, a Igreja diocesana se prepara para celebrar diversas atividades com os olhos voltados para a juventude, entre eles a Campanha da Fraternidade 2013 e a pré-jornada, ou Semana Missionária, quando a Diocese de Criciúma poderá receber até 250 jovens estrangeiros que participarão do encontro mundial.

PROGRAMAÇÃO DE ACOLHIDA

04/01 – Sexta-Feira

16h: Lauro Müller (Paróquia Imaculado Coração de Maria)
Acolhida dos Símbolos na Diocese de Criciúma