Santos óleos são abençoados no Santuário de Caravaggio

crismaA Diocese de Criciúma celebrou na noite desta quarta-feira santa, 23, a Missa do Crisma. A celebração, que teve início às 19 horas, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, reuniu uma multidão de fiéis que deixou o espaço do santuário lotado. Mais de 50 padres das 32 paróquias da Diocese concelebraram a missa, que foi presidida pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach.

Numa das celebrações mais esperadas do ano, porque contempla a unidade da Igreja diocesana, os presbíteros renovaram suas promessas sacerdotais. “Fomos ungidos para o serviço de Deus para estar no meio do povo, a serviço das bênçãos que Deus quer derramar no meio dele. Nossa alegria é que, nesta noite, os padres, todos juntos, renovam, junto ao povo de Deus e ao Bispo as promessas de continuarem a ser fiéis e perseverantes naquilo que Jesus anunciou e que acontece primeiro na pessoa Dele e, depois, Ele nos faz participar do seu sacerdócio. Isso acontece de uma maneira muito eficaz através dos sacramentos”, disse o bispo.

Procissão dos Óleos

O santo óleo do Batismo foi trazido até o altar por ministros leigos; o óleo para Unção dos Enfermos foi apresentado por agentes da Pastoral da Pessoa Idosa e voluntários do Asilo São Vicente de Paulo e o óleo do Crisma, por jovens crismandas e pelos diáconos Daniel Da Rolt e Jonas Emerim, que serão ordenados presbíteros com esse mesmo óleo, ainda este ano.

“Na bênção do óleo dos catecúmenos, nós lembramos aqueles que se tornam filhos e filhas de Deus pelo Batismo, mas também, depois, aqueles que já serviram a Igreja e passam por momentos difíceis e precisam da presença sacramental de Cristo junto deles, pela Unção dos Enfermos. E o outro óleo que vamos consagrar, o óleo do Crisma, especial na unção de padres, do bispo, para todos os batizados e crismas, que são tantas em nossa Diocese, usado também na consagração de altares em igrejas”, lembrou Dom Jacinto.

Em sua homilia, o epíscopo enfatizou a importância de celebrar no Santuário dedicado a Maria, por ocasião do Ano Santo da Misericórdia e pela oportunidade dada às pessoas de atravessarem a Porta Santa. “Todos vocês devem voltar para suas casas e comunidades sentindo-se muito amados e acolhidos por Deus, em sua infinita misericórdia. Precisamos descobrir, cada vez mais, o quanto Deus é misericordioso e o quanto nós precisamos crescer nesta misericórdia”.

Em sua reflexão, Dom Jacinto ainda louvou a Deus pela vida dos padres jubilares deste ano e destacou o testemunho de padre Gregório Michels, que mesmo com saúde debilitada, quis estar presente na missa para concelebrar.

Ao final da celebração, foi feita a oração do povo, impondo as mãos sobre os padres. Logo após, os padres jubilares Oscar Paulo Pietsch, Ângelo Galato e Gregório Michels receberam uma homenagem por seus 25 e 50 anos de serviço prestado à Igreja. Em seguida, leigos e religiosas representantes das 32 paróquias e santuário diocesano, enfileirados dois a dois, adentraram a nave principal do Santuário e se dirigiram até o presbitério, onde apresentaram as caixas contendo os vasos com os santos óleos, entregues, depois, às mãos dos párocos e vigários paroquiais.

Solidéu do Papa é apresentado

Um dos momentos marcantes, no final da missa, foi também a apresentação do solidéu usado pelo Papa Francisco e devolvido à comitiva neoveneziana que participou da Missa da noite de Natal, no Vaticano, no ano passado. A insígnia será exposta ao público durante a tradicional Romaria, no mês de maio.

Fonte: Diocese de Criciúma