Porta Santa é aberta no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio
capture-20151214-160654

Fotos: Bibiana Baesso

“Para todo o Sul do Estado de Santa Catarina, hoje, o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio se identificará não apenas como um local de oração, mas como espaço privilegiado para a experiência profunda da misericórdia de Deus” – com este comentário teve início a Solene Celebração Eucarística, do lado de fora do Santuário localizado em Nova Veneza e que, na manhã deste domingo, 13, abriu sua Porta da Misericórdia, ou Porta Santa.

Com a animação da Banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha de Criciúma, do Coral do Santuário e de outros grupos de cantores da Diocese, cerca de 2 mil pessoas se dirigiram, em procissão, conduzidas pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach e por mais 11 padres, diácono, acólitos e ministros, até a Porta Santa.

“Somos aqueles que abrem este jubileu. Quando subirmos a lomba até a chegar à porta, vamos lembrar que todos estamos a caminho de, um dia, encontrarmos, definitivamente, a misericórdia de Deus no céu. Mas enquanto estivermos aqui, na terra, precisamos viver esta misericórdia entre nós, para que Deus nos ajude, para que tenhamos um coração misericordioso com nossos irmãos e irmãs, com os doentes, com as pessoas idosas, com os que mais sofrem. Que eles sejam sempre os primeiros a serem acolhidos na nossa misericórdia”, frisou o Bispo, após o canto do hino oficial, a proclamação do Evangelho da Misericórdia e a leitura da Bula de Promulgação do Jubileu Extraordinário.

“Abri as portas da justiça. Nelas entraremos para dar graças ao Senhor!” – aclamou Dom Jacinto, ao abrir a porta que, junto a todas as demais do templo, se encontrava fechada, aguardando a chegada dos fiéis. “Esta é a porta do Senhor: por ela entraremos para alcançar a misericórdia e o perdão” – foram as primeiras palavras do epíscopo, depois da abertura, seguindo o rito prescrito pela Igreja.

O próximo Ano Santo será celebrado pela Igreja Católica em 2025. Por isso, o Bispo Diocesano enfatizou a importância de todos aproveitarem esta oportunidade concedida pelo Papa Francisco aos fiéis do mundo inteiro, que poderão buscar a indulgência plenária sobre os pecados com penas temporais. As condições para obtê-la compreendem o desejo ardente de conversão, exercícios de piedade (obras de misericórdia), fazer a profissão de fé, rezar pelas intenções do Santo Padre, passar pela Porta Santa, confessar os pecados e comungar a Eucaristia.

“A Porta significa que nós todos devemos abrir nosso coração para a caridade, para a fraternidade, para a solidariedade e o perdão que está faltando muito em nossas famílias e em nossa sociedade. Precisamos sentir mais que somos todos irmãos e irmãs”, disse Dom Jacinto durante sua homilia, onde também recordou, além dos doentes nos lares e hospitais, dos encarcerados e de todos aqueles que precisam de acolhida. “Todos precisamos muito da misericórdia, mas há aqueles que a precisam mais do que nós”, finalizou.

Horários de abertura da Porta Santa

A Porta Santa do Santuário de Caravaggio ficará aberta, todos os dias, das 06h30min até às 20h. A equipe organizadora providenciou um caderno de assinaturas intitulado “livro de ouro” que guardará para a posteridade os nomes de todos aqueles que atravessarem a porta. A porta permanecerá aberta até o dia 13 de novembro de 2016, quando será encerrado o Jubileu da Misericórdia na Diocese. Depois, só será aberta novamente na ocasião do próximo ano santo, em 2025.

Símbolo é resultado de muitas mãos

A porta de madeira instalada no Santuário é fruto da doação do empresário Valmor Milanez e de seus irmãos. A placa de metal transformada em ícone pelo artista plástico italiano Franco Sinigaglia, sob o acompanhamento do arquiteto Newton Bortolotto, também foi doada pelo empresário Rogério Spillere.

>>>Confira mais fotos clicando aqui

Fonte: Comunicação Diocese de Criciúma