Pe. Armando Feltrin

Armando Feltrin, nascido no dia 16 de Fevereiro de 1948, na comunidade interiorana de Rio Capivaras baixa, Lauro  Müller, veio de uma família grande, sendo filho de Jorge e de Paulina Feltrin e o mais velho entre dez irmãos. O marco inicial de sua vontade em seguir a vida sacerdotal veio em um belo dia em que viu o padre Monsenhor Bernardo Peters e se encantou pela profissão religiosa na qual ele exercia.
[“Quero ser como esse homem”]- descrição dele.
Desse momento para frente, seu interesse só foi aumentando e em 1961, ingressou no seminário de Viamão, no Rio Grande do Sul e fez curso de teologia na PUC (pontifícia universidade católica) em Porto Alegre. Sua formação se deu no ano de 1975 e aconteceu aqui mesmo na igreja matriz em Lauro Müller, na ocasião quem lhe ordenou foi Dom Anselmo Pietrulla, bispo da diocese de Tubarão.
Os trabalhos como padre iniciaram aqui em Lauro Müller, como ajudante e coadjuntor do padre e pároco da época Padre Hercílio Cappeller, (naquela época, estavam construindo a nova igreja). De Lauro Müller, foi transferido para o hospital nossa senhora da Conceição, em Tubarão e logo em seguida, foi direcionado para o município de Imbituba. No começo 1979, recebeu um convite do bispo diocesano para retornar a Lauro Müller, dessa vez, assumiria como pároco, assim se concretizou, aceitou e voltou a Lauro Müller, sendo empossado como administrador da paróquia em 11 de Fevereiro de 1979. Seu trabalho por aqui foi intenso, lutando incansavelmente pela finalização da nova igreja matriz, andando de porta a porta do povo Lauromüllense, em busca de recursos, ajuda financeira e humanitária. Diante de muita ajuda solidária, seu esforço valeu muito a pena e a obra foi concluída com sucesso. Por quase 05 anos, trabalhou em nossa paróquia, até que no dia 17 de Janeiro de 1984 foi redirecionado para a cidade de Sombrio, no extremo sul do Estado, por lá também foi um grande incentivador e que lutou pela construção do salão de festas da igreja matriz daquela cidade. Finalizou sua missão como padre em 1986, desistindo por motivos particulares, deixando um legado de muita luta e bravura pelos trabalhos prestados.
Atualmente, reside na cidade de Boa Vista, no estado de Roraima (norte do Brasil), e é casado com Maria Auxiliadora Souza Moraes. Devoto de Nossa Senhora de Lourdes, ele se vê como uma pessoa de muita fé em Deus, tranquila, de bem com a vida, alegre, feliz, grato infinitamente pelas pessoas que lhe ajudaram durante sua missão, um homem seguidor de Jesus Cristo e que tem consciência que finalizou sua trajetória no sacerdócio em um dever cumprido com muita excelência!