FONE: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
FONE: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
AO VIVO

Pastorais

Conselho Paroquial de Pastoral

Cargo Nome Telefone
Administrador Paroquial Pe. Deonor Vieira do Nascimento (48) 3464-3153 / 99654-4716
Vigário Paroquial Egídio Schmoeller (48) 99985-0055
Coordenador Nelson Godinho (48) 3464-3592 / 99127-6050
Vice-coordenador Sonia Bez Batti Serafim da Silva (48) 98814-4204
Secretária Maria Darci Santa Helena Gonçalves (48) 99124-3457

Caixa Comum

Cargo Nome Telefone
Coordenador Pe. Deonor Vieira do Nascimento (48) 3464-3153 / 99654-4716
Vice-coordenador Bene Dela Giustina (48) 99994-5509
Secretário Nirton Locatelli (48) 3464-3647

Grupos Bíblicos em Família

O QUE SÃO OS GRUPOS DE FAMÍLIAS

– É a Igreja que se reúne nas casas, nas famílias, a exemplo das primeiras comunidades cristãs para rezar, refletir, estudar, viver e testemunhar a Palavra de Deus

– É a catequese permanente que se faz na comunidade familiar com simplicidade, oração, reflexão, acolhida, convivência e ação.

– É um meio privilegiado de evangelizar: na cidade e no campo, nas ruas, bairros, prédios e periferias.”São especialmente chamados para tornarem a Igreja presente e operosa naqueles lugares e circunstancias onde apenas deles ela pode chegar como sal da terra” LG 33.

– É o lugar onde as pessoas se conhecem pelo nome e se sentem valorizadas, se sentem Igreja, sem excluir ninguém; buscando ser “um só coração e uma só alma” At 4,32a.

– É o lugar onde surgem novas lideranças, onde as pessoas descobrem seus dons e carismas colocando-os a serviço da comunidade através dos diversos ministérios, pastorais e organismos.

– É o lugar onde acontece a partilha, a solidariedade, a entre ajuda, as visitas. É a Igreja que vai ao encontro das pessoas, Igreja nas casas, que liga Palavra -fé – vida criando rede de comunidades.

– “São um ambiente propício para se escutar a Palavra de Deus, para viver a fraternidade, para se animar na oração, para aprofundar processos na formação da fé e para fortalecer o exigente compromisso de ser apóstolos na sociedade de hoje. São lugares de experiência cristã e evangelização que, em meio à situação cultural que nos afeta, secularizada e hostil á Igreja, se fazem muito mais necessários” DAp 308.

Nosso Plano Diocesano de Pastoral assim propõe:

h) Motivar a participação nos Grupos de Famílias, durante todo o ano, como espaço de formação, oração, celebração, confraternização e compromisso comunitário. (PDP 155 3.1.2)

o) A Igreja nos convida a criar redes de comunidades. É nas pequenas comunidades: os grupos de famílias, as comunidades eclesiais de base, as comunidades territoriais e nos setores que acontece a Igreja no “chão”, onde se favorece o “convívio, vínculos profundos, afetividade, interesses comuns, estabilidade e solidariedade nos sonhos, nas alegrias e nas dores” (PDP 156 3.2.4).

c) Assumir, incentivar os Grupos de Famílias, como lugar privilegiado da prática da acolhida, da partilha, da formação e da oração e orientá-los no acompanhamento às famílias, que vivem em situações especiais (PDP 161).

* Grupos de Famílias – Igreja das casas, lugar especial de organização e de vida em comunidade (PDP 165 4.4.1).

Cargo Nome Telefone
Coordenador Sebastião Warmling (48) 3464-4877 / 98849-1272
Vice-coordenadores João Delfino Antunes e Lenir (48) 99832-4263
Secretária Oronilda de Oliveira Warmling (48) 3464-4877 / 99853-8169

Pastoral da Acolhida

“Acolher o outro é acolher a Deus em pessoa” (Papa Francisco). No processo de acolhimento, especificamente na vida paroquial, a pastoral da acolhida se apresenta como uma estratégia que possibilita o contato direto com as pessoas que, quando são fortalecidas na fé, assumem um papel ativo na Igreja.

O próprio Jesus Cristo também foi acolhido em Jerusalém: “Quando Jesus entrou na cidade de Jerusalém, uma grande multidão o acolheu com ramos verdes nas mãos. Tanto os que iam na frente como os que vinham atrás começaram a gritar: Hosana ao filho de Davi! Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!” (Mc 11,9)

Promover esse espírito de integração e a fraternidade, suscitando o sentido de pertença o bem-estar de todas as pessoas na comunidade, tendo sempre como modelo inspirador a pessoa de Jesus Cristo é o principal objetivo da Pastoral da Acolhida. Listamos, então, alguns outros aspectos que são importantes na missão dessa pastoral. Confira!

Prestar serviço à comunidade-Igreja, criando um ambiente fraterno, revelador da presença de Jesus, promovendo uma melhor e adequada recepção e integração das pessoas que já participam das atividades comunitárias, bem como daquelas que procuram a comunidade em ocasiões especiais, ou mesmo daquelas que procuram pela primeira vez;
Desenvolver e fortalecer o acolhimento humano, cordial, atencioso, entusiasmado e vivo de maneira que, movidas pela força do Espírito Santo, tornem-se irradiadoras da alegria do encontro com o Cristo que soube ser solidário;
Promover o acolhimento nas celebrações e nos serviços eclesiais, tais como: catequese, batismo, crisma, casamento, aconselhamento, confissão, funerais, plantões de atendimento e outros, com disposição constante para cativar no servir.

Cargo Nome Telefone
Coordenadora Eliomar Machado Vicente (48) 98842-9850
Vice-coordenadora Eliona Finilli (48) 99686-6605
Secretário Vilmar Mateus (47) 99104-3795

Pastoral Catequética

Serviço de Pastoral que tem como objetivo orientar, coordenar e estimular a atividade catequética, para que seja uma catequese litúrgica, bíblica, vivencial e profundamente ligada à mística do Evangelho, a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo, formando discípulos missionários. A Pastoral Catequética está presente em todas as paróquias com coordenação paroquial, realizando um serviço de catequese com crianças, adolescentes e algumas iniciativas com adultos em preparação aos sacramentos. Todas as paróquias realizam encontros de preparação para os sacramentos do batismo e do matrimônio

Cargo Nome Telefone
Coordenadora Yolanda Silva Cardoso (48) 3464-3288
Vice-coordenadora Sandra Crotti (48) 99126-5276
Secretária Cleonice Ramos (48) 98811-1523

Pastoral da Comunicação

O que é

É toda a ação organizada que usa os meios de comunicação disponíveis para evangelizar, estabelecendo uma comunicação interna e externa da vida pastoral da Igreja.

Objetivo Geral

Evangelizar o povo de Deus através dos meios de comunicação social, anunciando os valores humanos e cristãos, oferecendo informação objetiva e eficiente para a formação de uma consciência crítica e cristã.

Ações Práticas

– Formar a Coordenação Regional da Pastoral da Comunicação;

– Oferecer cursos de formação para os agentes;

– Assumir com mais empenho o uso dos meios de comunicação na ação evangelizadora;

– Valorizar os amplos recursos da internet e utilizá-los de modo criativo e responsável.

Cargo Nome Telefone
Coordenador Juliano Antino de Jesus (48) 99623-5988
Vice-coordenador Rildo do Nascimento (48) 99140-2034
Secretária Maria Eduarda Locatelli (48) 99855-5898

Pastoral da Criança

O que é

É um trabalho voluntário das(os) líderes comunitárias (os) capacitadas (os), para acompanhar gestantes e crianças de zero a seis anos, promovendo a vida em abundância e criando uma cultura de paz através de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania desenvolvidas na comunidade.

É ecumênica e não faz discriminação de cor, raça, religião ou opção política.

Objetivo Geral

Continuar a missão de Jesus de promover a vida e a vida em abundância.

Ações Práticas

– Apoiar de forma integral as gestantes e incentivar o aleitamento materno;

– Orientar as mães para a importância da educação nutricional que previna a obesidade infantil;

– Realizar encontro de setor para líderes;

– Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança através do peso, cartão de vacina e dos indicadores;

– Incentivar encontro de formação e espiritualidade para líderes e famílias acompanhadas (Celebração da Vida).

Cargo Nome Telefone
Coordenadora Cedolina Sérgio Machado (48) 99900-5389
Vice-coordenadora Iraci Carniato (48) 99883-3008
Secretária Loreci Marques Mariot (48) 99655-5898

Pastoral da Esperança

A Pastoral da Esperança é a presença amiga, fraterna e solidária da comunidade eclesial junto àqueles que passam por um momento de dor com a perda de um ente querido, prestando solidariedade, conforto e apresentando súplicas para os defuntos e ao mesmo tempo dá aos vivos o consolo da esperança. A Pastoral deve lembrar aos presentes que a vida cristã não está limitada à realidade terrena, mas perpassa esse tempo e esse lugar. O Senhor Ressuscitado é o modelo perfeito da nossa realidade futura, o que nos anima na superação deste momento

Cargo Nome Telefone
 Coordenador Vilmar Mateus (47) 99104-3795
 Vice-coordenadora Salete Bossardi (48) 99651-6654
 Secretária Perpétua Voss Dalponte (48) 3464-3605

Pastoral da Saúde

Serviço pastoral que tem por objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos. De acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora “de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde”.

Cargo Nome Telefone
Coordenador Vilmar Mateus (47) 99104-3795
Vice-coordenadora Gisele Fieira
Secretária Ibrantina Terezinha Machado (48) 99851-7244

Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo ministra momentos de espiritualização sobre o Sacramento do Batismo à luz do anúncio da Boa Nova. O objetivo da Pastoral é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do batismo e demais sacramentos. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho.

Ao desejar batizar uma criança, antes de tudo deve-se ter consciência de que a graça batismal é uma realidade rica que produz o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, herdeiro do Reino de Deus e templo do Espírito Santo.

Preparação para o Batismo

A pastoral promove encontros de formação, com pais e padrinhos, visando à recepção do batismo. A participação é obrigatória para a realização do batizado.

O Encontro de Preparação considera a doutrina da Igreja, a vivência da fé cristã e a celebração do batismo. Seu objetivo é destacar sempre o sentido do Mistério Pascal em nossa vida e o compromisso que devemos ter como cristãos no mundo de hoje.

A Igreja orienta que as crianças filhas de pais cristãos sejam batizadas nas primeiras semanas de vida e, de preferência, na paróquia onde os pais têm residência. Se os pais quiserem que a criança seja batizada em outra paróquia devem procurar a Secretaria Paroquial e adquirir os documentos necessários para a transferência.

Encontros

Para saber sobre os encontros de formação favor procurar a Secretaria Paroquial.

Cargo Nome Telefone
Coordenador Alexandre Fernandes (48) 3944-0064 / 98812-7490
Vice-coordenador Vamilson da Silva (48) 3464-3091 / 99144-9232
Secretária Vanecir Terezinha M. Albuquerque (48) 3464-3091

Pastoral do Dízimo

Serviço pastoral que tem por objetivo dinamizar, com novo vigor, o projeto diocesano da Pastoral do Dízimo, centrado na Teologia das Oferendas, para que expresse a gratuidade e a generosidade da vida cristã. O Dízimo, além de manifestação do sentimento religioso, é expressão de gratidão a Deus pelos dons recebidos, de solidariedade para com os pobres, de colaboração com a ação evangelizadora da Igreja e de sobriedade no uso dos bens da criação.

Cargo Nome Telefone
 Coordenadores Beno e Marta Della Giustina (48) 99994-5509
 Vice-coordenadora Julia Citadin Madeira (48) 99860-0098
 Secretária Maria Inês Volpato (48) 99166-9483

Pastoral dos Coroinhas

A Pastoral dos Coroinhas tem o objetivo de despertar as crianças e os adolescentes para o verdadeiro amor e respeito a Sagrada Eucaristia, levando-os a uma verdadeira espiritualidade, formando os futuros lideres de nossas comunidades e pastorais, para que a Paróquia cresça cada vez mais.

O que vem a ser um Coroinha?

Trata-se do menino ou da menina que exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas na Igreja Católica.

O Acólito é incumbido de servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o diácono.

O coroinha ajuda na missa, ele não é apenas um enfeite. Ele tem uma função importante que é a de desempenhar um ministério, um serviço litúrgico.

O que é preciso para ser coroinha?

1. Ter concluído ou estar cursando o segundo ano da catequese.

2. Ser disponível para Deus, assumindo seu compromisso e disponibilidade nas Missas e eventos da Igreja.

3. Esforçar-se para ser bom, procurando viver o que Jesus viveu.

Do coroinha exige-se postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote e atenção para com os fiéis da assembléia, respeito para com os objetos e com o presbitério, pois é um lugar sagrado.

Juntos, os coroinhas formam um grupo muito importante para a paróquia e são orientados em encontros, para promover a união, compreensão, confiança e estima, coisas de que tanto precisam, além de estarem sempre presentes nos eventos de nossa Igreja. Nesses encontros aprende-se sobre os mistérios da fé e aprende-se o trabalho de serviço ao Altar, tanto na teoria como na prática.

Ser coroinha exige responsabilidade, coisa que assumimos todos juntos, e cada um em particular, com amor e alegria. Não se estabelece uma idade mínima ou máxima para ser um coroinha, basta que a criança saiba discernir alguns aspectos de nossa religião com respeito e educação. O serviço de coroinha em si é trilhado através de uma preparação tanto religiosa como explicativa.

Se você criança ou adolescente sentir esta vontade de participar da Missa de uma forma totalmente diferente, conhecendo sobre sua fé e criando novas amizades, entre em contato com a nossa pastoral.

Cargo Nome Telefone
 Coordenadora Rosilda da Silva (48) 99836-8548
 Vice-coordenadora Flavia Ceron (48) 99656-7441
 Secretária Eloná Finilli (48) 99665-5730

Pastoral dos Noivos

Para o cristão, o Matrimônio é um sacramento de missão. É por vocação que se assume a aliança conjugal para viver a missão de constituir família, formar um lar, gerar filhos e se realizar como pessoa, testemunhando pela união conjugal o mistério da comunhão trinitária.

A pastoral dos Noivos é formada por casais que se dedicam a orientar e passar informações teológicas e doutrinárias, procurando acolher as vivências de cada um e as preocupações dos jovens que se preparam para o casamento.

A Pastoral dos noivos tem como objetivos:

– Proporcionar uma reflexão madura e séria a respeito do compromisso que os noivos vão assumir.

– Criar laços de amizades entre os casais.

– Despertar para a vida de comunidade.

– Ajudar a detectar os problemas que prejudicam e até acabam com o casamento, estudando as possíveis soluções.

– Despertar o espírito de fraternidade, solidariedade, fé, sentido da vida e o valor da oração.

– Pensar com os noivos no tipo de família que desejam formar, nos filhos que virão, na sua educação, nos exemplos lhes darão.

– Deixar claro a necessidade do diálogo, da compreensão, da fidelidade, do perdão, da doação, na vida da família.

Ajudar a perceber a necessidade de a família ser aberta, inserida na comunidade, na sociedade e no mundo.

Perceber, olhando para o tempo de vida matrimonial dos casais da equipe, que é possível a indissolubilidade do casamento.

– Mostrar que a Igreja se preocupa e deseja a felicidade de todos.

Para atingir estes objetivos, foi adotado o método de “incentivo à participação ativa”, onde através de encontros reflete-se sobre os itens acima, além de se ter momentos de oração, trabalhos em grupos, abertura de painéis, esclarecimentos e complementações, cafezinhos e almoços bem alegres com brincadeiras para descanso e descontração, cânticos e conversa a dois.

Cargo Nome Telefone
 Coordenador Paulo Cesar Antunes (48) 98837-7174 / 99816-6208
 Vice-coordenadora Cleusa Magnus Antunes (48) 98837-7174 / 99816-6208
 Secretária Morgana de Souza Elias Fontanella (48) 99665-5730

Pastoral Litúrgica

Serviço pastoral que tem por objetivo acompanhar, incentivar e promover a vida litúrgica e a sua renovação, através da formação litúrgica em todos os níveis eclesiais e de um sólido aprofundamento teológico das celebrações para que elas contribuam para a maturidade das pessoas e comunidades em Cristo em vista da construção do Reino de Deus. A Pastoral Litúrgica está organizada com coordenação paroquial na maioria das paróquias e conta com muitas equipes de celebração e cantos (PDP, no. 51)

Cargo Nome Telefone
 Coordenadora Alessandra Vieira (48) 98852-9210
 Vice-coordenador Diego Canever (48) 98815-1130

Última atualização

12 de julho de 2020