Pascom reflete carta do Papa e se prepara para encontros de formação

Na tarde de sábado, 09 de abril, aconteceu nas dependências do Centro de Pastoral da Paróquia São Donato, em Içara, a primeira reunião diocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom) deste ano.

O encontro contou com a presença dos padres Marcos Rech, Vilmar Moretti e Antonio Junior, que deu as boas-vindas ao grupo e iniciou com um momento de oração.

Após isso, o grupo refletiu a Mensagem do Papa Bento XVI sobre o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 05 de junho, quando da Ascenção do Senhor.

Na carta, o Papa se dirige aos fiéis motivando a reflexão do tema “Verdade, Anúncio e Autenticidade de Vida, na Era Digital”. O Santo Padre fala sobre internet e relacionamentos no âmbito pessoal e por conseqüência, cristão do ser humano.

O encontro teve a participação da ex-assessora Morgana Rosso, que trouxe a todos a programação e organização do 1º Mutirão Regional de Comunicação (Muticom), que será realizado de 13 a 15 de maio, em Joinville.

A Pascom na Diocese de Criciúma se organiza, nos próximos dias, para participar deste importante Mutirão, aberto também a padres, liturgistas e catequistas, além de todos aqueles que lidam com a comunicação em meio às suas comunidades.

A reunião também trouxe a pauta a importância da formação de uma Coordenação Diocesana da Pascom e também da organização da pastoral em diversas paróquias da Diocese.

Definiu-se, em princípio, que as coordenações paroquiais já formadas indicarão seus representantes para compor o grupo de quatro pessoas a frente da coordenação diocesana.

Outro ponto discutido durante o encontro foi a Formação Diocesana, prevista para o dia 11 de junho, na Paróquia Santo Agostinho, em Rio Maina. As propostas para realização se assemelham aos moldes do que será disposto pelo Muticom. Um seminário no período da manhã e oficinas à tarde. “O que é a Pascom”, mídia impressa, rádio, fotografia e liturgia foram alguns dos temas sugeridos e que ainda serão confirmados às paróquias