Paróquia acolhe novo seminarista

mateusVisando dar continuidade aos estudos para à formação presbiteral, o seminarista Mateus Réus dos Reis, inicia neste sábado (30) o estágio pastoral na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Lauro Muller. A acolhida e apresentação oficial do jovem seminarista, ocorre durante a celebração da Santa Missa às 19h na igreja matriz.

Ele afirma estar ansioso para iniciar os trabalhos. “Quero juntamente com os padres da paróquia Pe. Valmor Boeger e Valmor Della Giustina contribuir com o processo de evangelização que já acontece a quase 70 anos. Desejo somar, acrescentar com a vida pastoral, estar próximo das lideranças que incansavelmente estão a serviço do Reino, enfim, ser presença de Deus”, declara Mateus.

Conheça um pouco mais sobre nosso novo seminarista:

Mateus Réus dos Reis é natural de Içara – SC, nasceu no dia 23 de maio de 1985, sua paróquia de origem é a São Miguel Arcanjo localizada na Vila Nova. Filho de Eraldo Jocy dos Reis e Ana José Réus dos Reis, possui duas irmãs, Maria Alice e Aline.

Segundo o seminarista, desde criança ele já sentia o desejo de ser padre, espelhando-se no Pe. Silvestre Junkes, que na época era o pároco.

“Com 14 anos fui para o seminário de Caravaggio, estudando por três anos. Voltei para casa e permaneci por oito anos com minha família, vivendo uma vida normal de um jovem, até que novamente senti em meu coração o desejo de servir ao Senhor com mais profundidade”, relata.

Em 2010 Mateus retornou ao Seminário de Caravaggio, onde cursou o propedêutico. Nos anos de 2011 e 2012 estudou em Brusque na faculdade de filosofia. E por fim nos anos de 2013 e 2014 em Florianópolis, estudou até o segundo ano de Teologia na FACASC, morando no seminário Teológico Bom Pastor.

Conforme Mateus, durante o ano de 2015, foi preciso parar os estudos de Teologia para fortalecer o desejo sacerdotal, buscando o amadurecimento da sua humanidade e espiritualidade.

“Com o auxílio e acolhida do Pe. Wilson Buss e do Bispo Dom Jacinto, pude viver um ano de crescimento e discernimento vocacional. Para este ano de 2016 a paróquia de Lauro Müller foi um presente de Deus neste processo de crescimento humano e espiritual. É um ano de graças e bênçãos para um jovem que deseja fazer a vontade do Senhor que chama, capacita e envia para a missão (Lc 10, 1-9). Será uma experiência missionária, um desapegar-se de tudo para fazer a vontade do Mestre”.

Para o próximo ano de 2017 a expectativa é que Mateus retorne ao Seminário Teológico Bom Pastor para conclusão dos estudos.

“Conto com as orações de todos e confio minha missão ao amável e acolhedor Coração de Maria. Que ela nos ajude a caminhar segundo a vontade de seu filho Jesus. Amém”, ressalta Mateus.

Juliano Altino / Pascom