Paixão de Cristo será encenada em Lauro Müller

O Grupo Teatral, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, está nos preparativos finais para a encenação da Paixão de Cristo, que acontece nesta sexta-feira. Cerca de 85 jovens vêm se reunindo desde o mês de março para ensaiar as cenas da peça. Ao longo da semana, os últimos ajustes foram realizados.

“É o quarto ano consecutivo que encenamos a Paixão de Cristo e a cada ano que passa os jovens ficam mais preparados, maduros e com isso mais confiantes no que fazem. Estamos preparados e torcendo para que o tempo colabore com a nossa apresentação”, declara uma das coordenadoras do grupo, Luciana Paz Martins.

A peça contará a trajetória de vida de Jesus Cristo, passando pela condenação, a Via Sacra, a Paixão, Morte e Ressurreição. A apresentação começa na quinta-feira, 17, com a encenação da última ceia de Jesus e a celebração do lava pés, às 19:30 horas na igreja matriz. Já na Sexta-feira Santa com início na Praça Celeste Losso, a partir das 15 horas ocorre a encenação da Via Sacra pelas ruas centrais da cidade, relembrando os momentos de dor e humilhação que Jesus sofreu antes de sua crucificação.

A expectativa do grupo no dia da apresentação é um público que ultrapasse 2 mil pessoas. “Nesses quatro anos trabalhamos bastante principalmente com a divulgação para obter um bom resultado e aos poucos os fieis conheceram o trabalho do nosso grupo, a Paixão foi a encenação que conseguimos atrair muitos fieis, atribuímos isso ao fato de que a Semana Santa é um tempo de perdão e reflexão”, acredita Luciana.

O elenco é formado principalmente por jovens pertencentes às comunidades da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Novidades estão sendo preparadas para o evento. “Este ano teremos inovação nas músicas e vamos contar com a participação do Grupo Semente, que vem de Criciúma para animar nosso teatro. Vamos inovar na caracterização do Cristo, esse ano ele contará com maquiagem cenográfica que vão deixar os ferimentos com uma característica bem real”, revela Luciana.

Cenas como o enforcamento de Judas foram retiradas do roteiro. “Devido ao grande número de suicídios que assolaram nossa região nos últimos dias, resolvemos não colocar por ser uma cena muito forte e, sabemos que isso pode incitar alguém a tentar contra a própria vida”, pontua Luciana.

Mudança no trajeto

Início em frente a Biblioteca e segue pela rua Orleans até o Fórum. Retorna pelo mesmo local e segue até a Rua Alexandre Doneda com parada em frente a Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe, segue pela Rua Henrique Lage com parada defronte ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, seguindo em direção a Travessa Tancredo Filho com término na rua Walter Veterli, aos fundos da Escola Visconde de Taunay.

O encerramento das apresentações será no sábado, às 19 horas, na igreja matriz, durante a missa da Vigília Pascal com a encenação da ressurreição. No ano passado cerca de duas pessoas participaram da Paixão de Cristo encenada.

Texto/Fonte: Juliano Altino – Pastoral da Comunicação