WhatsAPP: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
WhatsAPP: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
AO VIVO

Padre Onécimo Alberton viaja à Roma

Às vésperas de completar seus 19 anos de ordenação sacerdotal, o vigário da Paróquia São José, de Criciúma, Pe. Onécimo Alberton, parte para uma viagem de estudos à Roma na próxima segunda-feira, 29 de agosto.

A Diocese de Criciúma o envia para fazer o mestrado em “Teologia Espiritual”. O curso, com dois anos de duração, é ministrado pelo Instituto Teresianum. Segundo Pe. Onécimo, todas as disciplinas, praticamente “dogmáticas”, serão vistas a partir da espiritualidade: “Entre elas, Patrologia, que é o estudo sobre os santos padres, grandes místicos como Santa Terezinha do Menino Jesus, São João da Cruz, entre outros. Escolas de espiritualidade como a Inaciana, e toda a história da Igreja na linha da espiritualidade”, explica.

Depois de permanecer recentemente hospitalizado, Pe. Onécimo retornou com entusiasmo à paróquia e nestes últimos dias se reserva ao convívio com a família em sua terra natal, na comunidade de Brusque do Sul, município de Orleans (SC). “Nesses dias que antecedem a viagem, vou aproveitar para estar junto de meus pais e dar um abraço em meus irmãos, já que dado ao problema de saúde, a semana em que estive internado me impediu de estar junto deles”, relata.

Entre as últimas atividades de Pe. Onécimo antes de sua viagem de estudos, o sacerdote estará reunido com os seminaristas durante o sábado, 27, no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, por ocasião da comemoração do Dia do Seminarista. Uma grande alegria para ele, que diz ter um carinho especial pelos jovens, já que foi formador durante nove anos no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis.

Já no domingo, 28, quando a Diocese de Criciúma celebra a 29ª Caminhada Vocacional, que parte às 08h da rótula de acesso ao Rio Maina, Pe. Onécimo celebra com o clero e todo o povo a Santa Missa presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, às 10h, no Santuário de Caravaggio, ponto de chegada da procissão.

“Nossa diocese há muito tempo, junto à Pastoral e ao Conselho Presbiteral, vem refletindo a respeito da formação permanente dos padres. Temos padres fazendo especialização em São Paulo e em Porto Alegre. O que existe em meu coração é o desejo de melhor servir à Igreja. Cuidar do sacerdócio para que ele seja sempre um dom, sempre mais útil ao povo santo de Deus da nossa diocese”.

O padre afirma que quando o curso chegar ao fim, estará à disposição para todo e qualquer serviço que a Diocese de Criciúma lhe incumbir. Durante as férias, que duram três meses, Pe. Onécimo conta que por dois meses os padres se dedicam a auxiliar as paróquias de lá, o que garante manter-se e poder ter um fundo para visitar no terceiro mês seus familiares e suas dioceses.

Pe. Onécimo, durante sua estadia na Itália, residirá no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. “Todos os padres do Brasil que vão estudar ou fazer especialização em Roma, residem no instituto, que trata-se de uma casa, como um seminário, que atualmente abriga 87 padres. Não só brasileiros, como também de outros países. A CNBB tem essa característica de solidariedade e expressão de carinho ao acolher sacerdotes de outras partes do mundo”.

No dia 29, Pe. Onécimo parte no vôo das 9h15, em Florianópolis. Para recebê-lo no aeroporto de Roma, estará à sua espera o Pe. Ademir Eyng, formador de Teologia na Diocese de Tubarão, que atualmente realiza seu doutorado no Instituto Teresianum.

Pe. Onécimo completa 19 anos de sacerdócio no próximo dia 27 de setembro. Quando recém-ordenado, iniciou sua missão na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul, onde também permaneceu durante nove anos como pároco.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.