orientações da Igreja Católica sobre o Censo 2010

A Diocese de Criciúma, em nome do bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach,  solicita aos padres, lideranças, comunicadores e animadores das paróquias e comunidades o repasse desta nota ao Povo de Deus.

O Censo 2010, vem chamando a atenção pelas alternativas de Igrejas ou Religiões “Católicas” que aparecem na pesquisa.

Nosso povo católico pertencente a Diocese de Criciúma deve ser informado que nossa Igreja ou Religião é a Igreja Católica Apostólica Romana. Por isso, reforçamos o comunicado desta nota nos meios de comunicação, nas celebrações e encontros.

Abaixo segue as opções dispoíveis no Censo 2010.

Católica Apostólica Brasileira
Católico Congregado Mariano
Católico Conservador

Reflexão:
[O Censo já está acontecendo. Qual é mesmo sua religião? Sua Igreja? – Somos “católicos”, e isso significa que nossa religião se propõe para todos os povos e culturas, sem restrições, para levar-lhes a Boa Nova do Reino de Deus, a luz, o sal e o fermento do Evangelho de Cristo. Somos “apostólicos” porque professamos a fé em Deus recebida de Jesus Cristo, através dos apóstolos, e conservada fielmente pelos legítimos sucessores dos apóstolos até nossos dias. Somos “romanos” porque nossa Igreja é congregada e presidida na verdade e na caridade pelo Papa, Sucessor do apóstolo Pedro, a quem Jesus encarregou de “apascentar as ovelhas e cordeiros de seu rebanho” (cf Jo 21,13-17) e de “confirmar os irmãos na fé” (cf Lc 22,32). S.Pedro derramou seu sangue por Cristo e pelo Evangelho em Roma; lá se encontra seu sucessor, ainda hoje; por isso, nossa Igreja é chamada Católica Apostólica “Romana”].

Card. Odilo P. Scherer

Arcebispo de São Paulo