NOTA SOBRE NOVO BISPO DA DIOCESE DE CHAPECÓ

Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, o Santo Padre Francisco nomeou Bispo diocesano de Chapecó DOM ODELIR JOSÉ MAGRI, MCCJ, até agora Bispo de Sobral, CE.

Os sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas, leigas e leigos engajados nos ministérios, junto com todo o povo de Deus da Diocese de Chapecó, agradecem a Deus e ao Papa Francisco pela nomeação do seu novo bispo. Da mesma forma, manifestam seus agradecimentos ao Exmo. e Revmo. Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil e a seus colaboradores, pela atenção dispensada à Diocese, no encaminhamento de todo o processo da escolha do novo bispo.

Ao mesmo tempo, apresentam sua carinhosa saudação a Dom Odelir, dizendo-lhe, com alegria, seja bem-vindo, sinta-se desde já em casa entre nós. O clero, os seminaristas e o povo de Deus desta Diocese, cujo território abrange os 80 Municípios do Oeste e Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina, o acolhem de braços abertos e com o coração em festa pela sua disponibilidade, pelo seu sim a continuar servindo a Jesus Cristo e à sua Igreja como pastor deste rebanho.

Em breve, será comunicada a data do início oficial do ministério episcopal de Dom Odelir como Bispo desta Diocese de Chapecó.

Dom Odelir é natural desta Diocese, tendo nascido em Campo Erê, no dia 18 de abril de 1963, e onde foi ordenado padre da Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, no dia 17 de abril de 1992. Ele cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba e teologia no Instituto Católico, em Paris, França. Tem também curso de francês, italiano, espanhol e lingala, a língua da República Democrática do Congo, onde trabalhou de 1992 a 1996. Além desta função exerceu a de formador, conselheiro provincial, no Brasil, vice-superior provincial, assistente geral e vigário geral da Congregação em Roma, Itália. Foi nomeado Bispo de Sobral, CE, onde foi ordenado em 12 de dezembro de 2010, quando também assumiu o pastoreio daquela Diocese.

Que Maria, mãe de Jesus e mãe da Igreja, nos acompanhe sempre no caminho da missão e da comunhão com o seu filho Jesus.

Dom Frei José Gislon OFMCap

Bispo Diocesano de Erexim e