WhatsAPP: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
WhatsAPP: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
AO VIVO

Mudanças nas comarcas e atividades para 2012 marcam 16ª Assembleia

No sábado, 22 de outubro, a Diocese de Criciúma realizou sua 16ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Reunidos no auditório da Paróquia Nossa Senhora da Oração, em Turvo, os mais de 150 representantes de comarcas e paróquias, entre sacerdotes, coordenadores de pastorais, movimentos, associações e CPPs traçaram os planos e metas para a Igreja Diocesana no ano de 2012.

No início da manhã, após serem acolhidos pelo pároco Frei Nereu Mário Milanez, e pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, os participantes, com o auxílio dos padres Antonio Mendes, Wilson Buss, Aguinaldo Zucchinali, Bento Zilli e Joel Sávio, fizeram a leitura do texto que trata sobre o “Ver” e o “Julgar” no Plano Diocesano de Pastoral (PDP).

“O nosso dia de hoje deve ser o centro de toda a nossa Diocese. Que façamos deste dia uma grande benção para o futuro” – enfatizou o bispo.

Divididos em 12 grupos, os participantes realizaram o estudo da terceira parte do PDP, que aponta o “Agir” – “Nossa Ação Evangelizadora da Diocese de Criciúma”. A Equipe de Síntese organizou as informações e sugestões encaminhadas pelos grupos, que foram apresentadas no período da tarde para aprovação.

Em seguida, foram sugeridas e aprovadas as atividades comuns para o próximo ano. Entre elas: a realização da Semana da Família nas paróquias, junto ao Mutirão de Visitação; a Semana da Juventude, a ser realizada no mês de julho, também em todas as paróquias; a participação ou celebração em comunhão com o Interdiocesano dos Grupos de Famílias, que ocorre no dia 20 de maio, em Florianópolis; a Caminhada Vocacional no dia 26 de agosto; a elaboração de um subsídio de formação para Ministros da Palavra a ser trabalhado pelas paróquias e a Concentração Diocesana pelo Dia Nacional da Juventude, em 28 de outubro.

Além disso, já estão agendados com aprovação do grupo, os estudos da Campanha da Fraternidade 2012 (cujo tema será Fraternidade e Saúde Pública) em Criciúma, no dia 09 de fevereiro, e em Araranguá, no dia 11 seguinte.

Sobre o Plano Diocesano de Pastoral, ficou definido quanto ao que cabe às “Orientações e Normas Pastorais”, que cada comarca realize seu estudo e encaminhe para a Equipe de Síntese para posterior aprovação em assembléia ordinária a ser realizada nos dias 19 e 20 de outubro de 2012.

Comarcas passam a ter nova configuração

As comarcas também sofrem mudanças ainda a partir do ano de 2011. A Comarca de Araranguá passa a congregar apenas as paróquias Nossa Senhora da Conceição, de Maracajá, e Nossa Senhora Mãe dos Homens e Sagrada Família, de Araranguá.

Da antiga formação da comarca, surge a nova Comarca de Santa Rosa do Sul, reunindo as paróquias Santa Rosa de Lima; São João Batista, de São João do Sul; São Sebastião, de Praia Grande e Santo Antonio de Pádua, de Sombrio.

A Comarca de Meleiro passa a ser nomeada como Comarca de Turvo, reunindo as paróquias Nossa Senhora da Oração; Nossa Senhora da Glória, de Meleiro; São Roque, de Timbé do Sul e Santa Terezinha, de Jacinto Machado (que antes pertencia à Araranguá).

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Forquilhinha, deixa de pertencer ao grupo para fazer parte da Comarca de Nova Veneza, já constituída pelas paróquias São Marcos e São João Batista (São Bento Baixo), além do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio e da Paróquia Santo Alexandre, de Treviso.

As comarcas de Urussanga e Criciúma permanecem com a mesma formação. Sendo assim, a Diocese contará não mais com cinco comarcas, mas seis, a partir do ano de 2012.

Coordenação Diocesana de Pastoral ainda não tem novo coordenador

A 16ª Assembleia tinha por objetivo ainda, a eleição da nova Coordenação Diocesana de Pastoral. Conforme o bispo, Dom Jacinto Inacio Flach, com a não aceitação por parte dos padres indicados à coordenação, ele deve convidar e anunciar até o fim de 2011 o nome do novo Coordenador Diocesano de Pastoral, serviço assumido nos últimos três anos pelo Pe. Antonio Mendes, natural da cidade de Sombrio (SC).

Pe. Antonio agradeceu às coordenações comarcais e de pastorais e movimentos pelo apoio, incentivo e acolhida recebidos durante todo este tempo, no qual esteve como representante da Diocese. Segundo ele, a coordenação deve ser renovada, para que outros padres também possam assumir a responsabilidade frente aos trabalhos desenvolvidos pela Igreja.

Animação Bíblica e Setor Juventude em pauta

Na pauta do encontro, com a palavra do assessor da Pastoral Catequética, Pe. Eloir Borges, a assembleia ficou por dentro do que pede o 1º Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral, realizado de 08 a 11 de outubro em Goiânia (GO). Entre os objetivos, o de que cada diocese organize sua Comissão Bíblica, e realize círculos bíblicos, além de cursos e congressos onde se promova a intimidade do povo de Deus com a Palavra.

O Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude, Marcos Tramontin Serafim, também teve seu espaço, onde falou sobre sua participação na Jornada Mundial da Juventude e a preparação que cada diocese deve ter para recepção da Cruz e Ícone de Nossa Senhora, que já estão no Brasil desde o dia 18 de setembro.

Marcos também explanou acerca do Setor Juventude, com base no Documento 85 da CNBB. De acordo com ele, o Setor inicia sua caminhada na diocese, reunindo jovens de diversos âmbitos, como a PJ e movimentos como a Renovação Carismática Católica (RCC), além de congregações, catequese (crisma) e pastoral vocacional. “O Setor Juventude se objetiva a realizar um trabalho em conjunto, por meio de metas e prioridades comuns” – afirma.

Pastoral ganha coordenação diocesana

Existente já há alguns anos em paróquias da Diocese de Criciúma, a Pastoral da Comunicação (Pascom) apresentou nesta 16ª Assembleia sua primeira coordenação diocesana.

O Reitor do Seminário de Caravaggio, Pe. Antonio Júnior, foi apresentado como assessor da pastoral, já indicado para o serviço ainda no mês de maio deste ano, pelo bispo, Dom Jacinto Inacio Flach.

O próprio assessor apresentou a todos o coordenador Jorge Luiz Teixeira e o vice, Claudecir Teixeira, ambos da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul.

A Pascom aproveitou para comunicar e motivar os participantes para o II Seminário de Novas Midias e Novas Tecnologias, que acontece de 28 a 30 de outubro, na Diocese, e é um evento promovido pela Pascom na CNBB Regional Sul 4.

Santa Missa recordou ordenação de padres

Os cerca de 150 participantes da 16ª Assembleia Diocesana de Pastoral celebraram às 18h de sábado, 22, junto à comunidade da Igreja Matriz Nossa Senhora da Oração.

Ao final da Santa Missa, todos entoaram os parabéns aos padres e primos Wilson Buss (Vigário Geral da Diocese de Criciúma) e José Lino Buss (Pároco da Paróquia Santo Agostinho de Rio Maina), que nesta segunda-feira, 24 de outubro, celebram seus 30 anos de ordenação sacerdotal

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.