FONE: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
FONE: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
AO VIVO

Movimentos Eclesiais

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

A Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus – AASCJ – é uma instituição de natureza civil, sem fins econômicos, e de inspiração católica, que tem como objetivo promover a restauração da Fé Católica e da prática religiosa nas famílias brasileiras, levando a chama da Fé Católica a todos os que dela necessitam e incentivando o principal dever do fiel católico: o apostolado leigo.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é a união de pessoas que procuram consagrar suas vidas a Deus pela oração e pelo testemunho. É um serviço à igreja. A principal devoção é o culto ao Sagrado Coração de Jesus. Os membros do Apostolado encontram na oração e na vida sacramental, a força e a vitalidade. O Apostolado da Oração é uma associação de âmbito universal da Igreja Católica. A espiritualidade do Apostolado se baseia no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial a Nossa Senhora, rezando diariamente o terço, e na invocação do Divino Espírito Santo, fonte de paz e de sabedoria eterna. O Apostolado está sempre em sintonia com o Papa.

Podem participar do Apostolado, pessoas de ambos os sexos, inscrevendo-se como associados, inicialmente, e depois de um determinado prazo de vivência, passarão a Zeladores. A dimensão espiritual, a animação religiosa e a formação das lideranças do Apostolado da Oração cabem ao diretor espiritual.

O Papa João Paulo II assim se expressou: “O testemunho do Coração do Papa e do Coração de Cristo é o Apostolado da Oração.”

Cargo Nome Telefone
Coordenadora Lenoir Marcos (48) 98854-1427
Vice-coordenadora Adenila Crocetta (48) 98827-3725
Secretária Edna Carboni (48) 98815-5699

ASSOCIAÇÃO DE SANTA TERESINHA

Cargo Nome Telefone
Coordenadora Gisele de Aguiar (48) 99819-8273
Vice-coordenadora Maria Rosangela Justi Adão (48) 98479-3773
Secretária Teresinha de Fátima J. Holthausen (48) 99657-5201

IRMANDADE DE NOSSA SENHORA

Cargo Nome Telefone
Coordenadora Maria da Graça Sprícigo (48) 99157-5760 / 99849-1272
Vice-coordenadora Maria de Fátima Bett Fontanella (48) 3464-3475
Secretária Maria Salvador (48) 3464-4866

LEGIÃO DE MARIA

O que é

A Legião de Maria é um movimento da Igreja Católica constituída de leigos e leigas que tem como vocação a Missão Evangelizadora no Mundo. Nasceu em Dublin, em 07/09/1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora e por iniciativa de Frank Duff, que reunindo umas quinze pessoas procuravam uma forma de apostolado.

Os seus membros praticam o apostolado direto através do contato pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da igreja. A Espiritualidade da Legião de Maria baseia-se principalmente na fé e na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria na obra da redenção, e no estabelecimento do Reino de Deus no mundo.

Os legionários executam um trabalho apostólico e definido do qual são encarregados pelo grupo e de que prestam contas em cada reunião. O objetivo principal é a santificação dos seus membros e de todas as pessoas que tiverem contato.

A Legião de Maria tem o objetivo de promover a integração das pastorais e movimentos da paróquia através da informação, esclarecimento e encaminhamento das pessoas visitadas na nossa comunidade para os trabalhos destas pastorais e movimentos.

Um objetivo específico é a expansão para recrutamento de novos membros, tanto ativos como auxiliares, feito através da entrega de convites pessoalmente nas missas e nas visitas domiciliares, colocação de cartaz convite na paróquia, realização de missa específica para recrutamento, informação no site da paróquia sobre o trabalho legionário.

A Legião de Maria está à disposição da Autoridade Eclesiástica para toda atividade de apostolado leigo.

O segredo legionário é exigido a todos os membros ativos, em razão das visitas domiciliares. Além das visitas aos lares, hospitais, etc, os legionários também devem ajudar nos momentos celebrativos da Paróquia, quando solicitado.

A Legião de Maria também procura divulgar artigos cristãos para leitura, além de disponibilizar matérias específicas no site da nossa Paróquia. Enfim, a Legião de Maria deve executar e participar de qualquer atividade pastoral que a Comunidade necessite e colocar-se sempre a serviço do pároco.

Cargo Nome Telefone
Coordenador Juliano Antino de Jesus (48) 99623-5988
Vice-coordenador Rildo do Nascimento (48) 99140-2034
Secretária Maria Eduarda Locatelli (48) 99855-5898

MÃE PEREGRINA

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt, fundada pelo Pe. José Kentenich em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha. Pe. José Kentenich expressa seu desejo que a Imagem de graças da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt tenha um lugar de honra nos lares. Ele escreve em Santa Maria/RS:

“Levem a Imagem da Mãe de Deus e dêem um lugar de honra nos lares, assim eles hão de se tornar pequenos Santuários nos quais a Imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma Santa Terra das Famílias e formando santos membros da família…” (15 de abril de 1948).

Em 1950, o Sr. João Luiz Pozzobon, dono de um pequeno comércio, pai de sete filhos e católico fervoroso participa de um grupo de homens, no início do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em Santa Maria (RS/1947). Recebe a formação schoenstattiana sob a orientação do Pe. Celestino Trevisan – Pallottino. Assim, pode não só conhecer a espiritualidade de Schoenstatt, mas vivê-la em profundidade.No dia 10 de setembro de 1950, é convidado pela Irmã M. Teresinha Gobbo, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, -que também dava formação schoenstattiana, especialmente aos ramos femininos e às famílias do Movimento de Schoenstatt – a levar a Imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt para visitar as famílias. Irmã Teresinha entrega-lhe a Imagem, que havia sido benta no Santuário, pelo Pe. Celestino, com as palavras:

“Esta Imagem ficará sob seu cuidado. Não é preciso que reze o terço todas as noites. Apenas deverá cuidar que peregrine de casa em casa”.

Cargo Nome Telefone
Coordenadora Maria Alvina A. Ramos (48) 99139-1905
Vice-coordenadora Julia Gema Citadin Madeira (48) 99860-0098
Secretária Izaida A. Maccari (48) 3464-3500

MOVIMENTO DE CURSILHO DE CRISTANDADE

O Movimento de Cursilhos de Cristandade, ou simplesmente MCC é um movimento eclesial católico, cuja finalidade específica é fermentar do evangelho de Jesus Cristo os mais diversos ambientes da sociedade (família, trabalho, lazer, política, p. ex.).

Seu modo de ser Igreja no mundo consiste no anúncio querigmático (primeiro anúncio, com alegria e entusiasmo) da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova, levando-as a um encontro consigo mesmas, com Jesus Cristo e com as realidades do mundo nas quais estão imersas, passando a ser, no seio delas, tanto pessoal como comunitariamente, fermento que transforma, sal que dá sabor e luz que ilumina, segundo os preceitos do Evangelho.

Essa atividade se concretiza em três tempos: o pré-cursilho, momento em que se apresenta e se preparam pessoas com esse perfil de potencial evangelizador; o pós-cursilho, período que compreende o final do retiro até o fim da peregrinação nesse mundo, onde se procura aplicar essa dimensão evangelizadora; e o momento central, simplesmente denominado de Cursilho, momento forte de proclamação do Reino anunciado por Jesus Cristo, que dura normalmente três dias em forma de retiro, onde o participante realiza o tríplice encontro mencionado no parágrafo acima.

O MCC teve início na Espanha em 1948, na cidade Palma de Mallorca. Chegou ao Brasil em 1962, na cidade de Valinhos.

Cargo Nome Telefone
 Coordenadores Estevam e Adélia Acordi (48) 99116-6800
 Vice-coordenadora Marta Dela Giustina (48) 99830-5101
 Secretária Susiléia B. Dela Giustina (48) 99693-2997

MOVIMENTO DE IRMÃOS

SUA ORIGEM

Durante a construção do novo templo definitivo para abrigar a Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, no centro de Curitiba, uma pequena igreja provisória de madeira, abrigava aproximadamente 300 pessoas. A igrejinha era aconchegante e seus frequentadores formavam uma só família. Nas homilias do sacerdote tinha-se a impressão de que ele falava diretamente a cada um dos presentes.

Com a inauguração do templo muito maior, belo e imponente, ao término das celebrações seus participantes rapidamente saiam, mal se cumprimentando ou mesmo sem sinal de amizade e muitos nem sequer lembravam de saudar o sacerdote celebrante, perdendo assim o aconchego da antiga igreja, que ao final das celebrações unia a maioria dos fiéis em conversas e bate papos na saída. Monsenhor bem percebia a indiferença existente entre os membros de sua comunidade. Tal atitude bem mais visível no novo templo, machucava e entristecia muito o coração do pároco.

Monsenhor Bernardo rezava diariamente a Nossa Senhora de Guadalupe, de quem era grande devoto, pedindo inspiração em profunda oração, que o ajudasse a criar uma verdadeira comunidade cristã. O Concílio Vaticano II provoca uma profunda reforma na igreja, abrindo mais espaço para a participação dos leigos. Conhecedor e participante dos movimentos existentes como Focolarinos, Familiar Cristão, Cursilho de Cristandade e outros, reconhecia e admirava cada um deles e seu valor para a Igreja particular de Curitiba. Para realizar seu IDEAL sentia que estava faltando alguma coisa. Não gostaria de criar apenas mais um movimento, mas algo que viesse resolver o problema de sua paróquia. Acreditava que o homem podia amar com amor puro, onde não houvesse interesse pessoal independentemente das condições culturais, sociais, econômicas ou políticas. O que ele vislumbrava era o amor de uma criatura de DEUS para com outra.

Horas e horas aos pés de Nossa Senhora de Guadalupe, orava e pedia inspiração, forças e sabedoria para realizar um trabalho que seria a concretização de seu SONHO.
Um dia, depois de 4 horas de oração ajoelhado aos pés da Virgem de Guadalupe, teve a INSPIRAÇÃO do que deveria ser feito e ao mesmo tempo, a certeza da possibilidade de sua realização, surgindo então o MOVIMENTO DE IRMÃOS.
O fator determinante para a criação do Movimento de Irmãos foi a mudança da paróquia, de uma pequena igreja de madeira para um grande templo.

Cargo Nome Telefone
Coordenadores Marcos e Carla (48) 98844-6568 / 98827-7682
Vice-coordenadores Emerson e Zeni (48) 99826-5276
Secretários João e Ângela (48) 98408-3296

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

A Renovação Carismática Católica que busca uma crescente consciência e experiência da presença e ação do Espírito Santo na vida dos fiéis, propiciando aos seus membros uma constante renovação espiritual.

Este maravilhoso movimento eclesial, surgiu como fruto de um retiro espiritual feito por um grupo de professores e alunos entre os dias 17 e 19 de Fevereiro de 1967 na Universidade de Duquesne em Pittsburgh nos Estados Unidos da América, não existindo no entanto o fundador humano deste movimento, foi o próprio espírito santo que ressuscitou em clima de oração a fraternidade onde todos os presentes ficaram impactados pela força da promessa de Deus a cerca do derramamento do espírito santo,estando essa promessa presente tanto no antigo como no Novo Testamento, bem como a biografia favorável sobre o que deviam fazer simplesmente oraram fervorosamente para que se renovasse naqueles dias o que acontecerá em Pentecostes, o resultado disso é que foram todos batizados no Espírito Santo, e alguns daqueles jovens participantes do Retiro que ficou conhecido como o fim de semana de Duquesne, testemunham essa experiência ainda nos dias de hoje nos diversos encontros da Renovação Carismática Católica o interessante é que sempre há algo novo em cada vez que eles testemunham.

Cargo Nome Telefone
Coordenadora Maria Aparecida Alves Pereira (48) 98800-2295
Vice-coordenador Daniel Rabelo (48) 99139-5887
Secretária Gabriela Machado Schuch (48) 99977-1804

Última atualização

12 de julho de 2020