Missa dos Santos Óleos será na Próspera

A Diocese de Criciúma celebrará na quarta-feira santa, 20 de abril, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, a Missa do Crisma.

Também chamada de “Missa dos Santos Óleos”, a celebração que inicia às 19h30, marca o momento em que a Igreja realiza a Benção do Óleo dos Enfermos e do Batismo e também a Consagração do Óleo do Crisma. “Óleos que acompanham todos os filhos e filhas de Deus durante todo o ano” – enfatiza o Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach.

A missa assume sua importância também pela Renovação das Promessas Sacerdotais: todos os padres, diocesanos e religiosos, estarão presentes na celebração que rememora a Instituição do Sacerdócio e da Eucaristia, celebrada na quinta-feira santa. “Pois Jesus os instituiu juntos. Não há Eucaristia sem sacerdote, nem sacerdote sem Eucaristia” – explica Dom Jacinto.

Em todos os anos é escolhida uma paróquia para celebrar a Santa Missa que reúne fiéis de toda a Diocese. A comunidade da Grande Próspera, segundo o Pároco, Pe. Vilmar Moretti, aguarda cerca de 1.500 pessoas para a solenidade.

A Paróquia Nossa Senhora da Salete foi agraciada com a Missa do Crisma por ocasião de seu Jubileu de Ouro. Os 50 anos de criação da Paróquia (celebrados em 15 de agosto de 2011) serão lembrados durante a missa, que também recordará os 50 anos de serviços prestados à comunidade pelo Pe. Manoel Odorico Francisco.

“É um dia festivo para a Igreja e constitui-se a ‘Missa da Unidade Diocesana’, pois é presidida pelo Bispo na presença de todos os padres da Diocese e pessoas leigas de todas as paróquias” – ressalta o Vigário Geral, Pe. Wilson Buss.

Todas as comunidades e pastorais da Paróquia Nossa Senhora da Salete estão mobilizadas para a grande data. “Temos equipes responsáveis pela acolhida, celebração, alimentação e estacionamento” – relata o pároco Vilmar Moretti.

Após a Missa do Crisma, os fiéis serão acolhidos no Salão Paroquial, onde estarão disponíveis nove pontos de atendimento para oferecer o coquetel, produzido pelas pessoas da comunidade.

Mais de 100 pessoas estão por trás da organização para acolhimento dos fiéis. O Movimento de Irmãos é um dos grupos, que também animará a celebração.

A Polícia Militar e a Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes (ASTC) estarão presentes no evento.