Missa dos Santos Óleos reúne milhares de pessoas em Içara

19078_19079

Cerca de 2 mil pessoas participaram, na noite desta Quarta-Feira Santa, 1º de abril, da Missa dos Santos Óleos celebrada na Igreja São Donato, em Içara. Presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, a celebração contou com a presença de mais de 60 padres diocesanos e religiosos, de muitas religiosas e leigos representantes das 32 paróquias e santuário diocesano.

“Esta noite é muito abençoada, porque todos vocês estão aqui, conosco. Aqui temos a manifestação do Espírito Santo. Como Jesus quando entra na sinagoga e diz ‘Eu sou o Ungido do Senhor’, todos nós somos ungidos, pelo Batismo”, iniciou em sua homilia, Dom Jacinto.

O bispo recordou a última Missa do Crisma, celebrada na Paróquia de Turvo, e das graças concedidas a Diocese durante o ano, como a ordenação de Dom Onécimo Alberton, que renovou suas promessas sacerdotais naquela ocasião, sem sequer imaginar que mais tarde seria nomeado bispo.

“Servir a Igreja do Senhor. É o lema da Campanha da Fraternidade deste ano. É isto o que os santos óleos querem sempre: nos enviar ao serviço da Igreja do Senhor. Servir os mais sofridos, mais necessitados e nossos irmãos da nossa Diocese hoje aqui representada. Que tenhamos sempre pessoas com generosidade em nossas comunidades. Deus espera que assumamos nosso Batismo, nossa consagração a serviço da sua Igreja”, acrescentou Dom Jacinto.

O bispo motivou todos a seguirem o pedido do Papa Francisco, de serem cristãos alegres por serem filhos e filhas de Deus. Também recordou os religiosos e religiosas, que celebram o Ano da Vida Consagrada e afirmou seu testemunho, ao modelo do Mestre, nas comunidades, assumindo os votos de pobreza, castidade e obediência.

Após a homilia, os padres fizeram a renovação das promessas sacerdotais. Em seguida, o Óleo dos Enfermos foi trazido até o altar pelas Samaritanas; o Óleo do Batismo, por uma família com uma criança que será batizada e o Óleo do Crisma, pelo Diácono Maxssuél Mendonça e pelo Seminarista Alex Serafim, que serão ordenados, e por jovens que receberão a Crisma.

Ao final da missa, todas as paróquias receberam os santos óleos. O pároco, Padre Antônio Vander da Silva, agradeceu a participação do povo na missa que marca a caminhada de 65 anos de evangelização da paróquia, que serão completados em 21 de dezembro. Padre Vander convidou todos a rezarem uma Ave-Maria pelos padres Boleslau Smielevski e Bernardo Junkes, saudosos párocos da paróquia.

Fonte: Diocese de Criciúma