Missa com benção da pedra fundamental de novo santuário reúne mais de 6 mil pessoas

A missa já alcançava mais de 30 minutos e milhares de pessoas ainda chegavam ao terreno onde será construído o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, em Morro Bonito, Içara. Mais de 6 mil fiéis compareceram à celebração, na tarde deste domingo, 30: grande parte, associados ao Apostolado da Oração, que desde as 08h30min realizava sua concentração diocesana na Igreja Matriz São Donato.

Mais de 60 ônibus de todas as paróquias da Diocese e centenas de automóveis lotaram a estrada de acesso e parte da entrada do terreno. A caravana partiu às 14h da Igreja Matriz, conduzida pela imagem do Coração de Jesus e pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach e pelo assessor do Apostolado e coordenador da Comissão Pró Construção, padre Antonio Vander da Silva.

Após a chegada ao local, todos se dirigiram a pé, levando também a pedra fundamental do novo santuário. “Este lugar pela primeira vez visitado por milhares de pessoas é o começo de muitas peregrinações. Como o Coração de Jesus nos acolhe, aqui Ele tem lugar para todos. Quando Jesus pergunta para Pedro: “Que dizem as pessoas que eu sou?”, há muitas respostas. Para quem Ele quer perto Dele, faz a mesma pergunta e deseja que respondamos com amor”, disse o bispo Dom Jacinto no início de sua homilia.

O bispo fez referência à misericórdia que brota do Coração de Jesus e citou as palavras do beato João Paulo II: “Se a humanidade não descobrir a misericórdia de Deus, não descobrirá a verdadeira vida”. Vendo a grande multidão que ainda se aproximava durante a reflexão do Evangelho, Dom Jacinto pediu a Deus a benção sobre todos os presentes e os que faziam o trajeto. Ao final da Santa Missa, padre Antonio Vander agradeceu à comissão pelo empenho na promoção do novo santuário e ao apoio do bispo diocesano, que abraçou o projeto, há anos sonhado na Diocese de Criciúma.

Padre Antonio agradeceu também ao empresário Zefiro Giassi e sua família pela doação do terreno de 13 hectares para construção do santuário, e convidou o povo a cantar os parabéns a ele, que completou no sábado, 80 anos de idade. Emocionado, Giassi agradeceu a manifestação e anunciou que num período de 12 meses, outra concentração diocesana poderá ser realizada no futuro santuário, que deverá estar coberto. “Com a participação de todos, não irá demorar muito. A união do Sul, com certeza, fará com que o tempo para o término da construção seja breve”, afirmou. O arquiteto Maurício Carneiro também foi mencionado por Giassi, a quem atribuiu o mérito pela qualidade do projeto e sua atenção às diversas ideias apresentadas.

Ao final da Santa Missa, uma chuva de pétalas foi lançada de um helicóptero sobre as bandeiras e estandartes do Apostolado da Oração, que foram reunidos em torno da cruz fincada sobre o terreno e a pedra fundamental, então abençoada pelo bispo diocesano.

Celebrações pelo novo santuário iniciam na próxima semana

Padre Antonio Vander anunciou ao povo presente que em todo primeiro domingo de cada mês, será celebrada a Missa da Misericórdia, sempre às 15h, na igreja da comunidade de Morro Bonito. A cada mês, o Apostolado da Oração de uma paróquia será responsável pela liturgia e animação. A primeira celebração será no próximo domingo, 07 de julho, a cargo do Apostolado da Paróquia São Miguel, de Vila Nova, Içara. Padre Vander também anunciou que no ano de 2014, ali será celebrada a festa do Coração de Jesus.

Fonte: Diocese de Criciúma