Manifesto contra a instalac;ao da USITESC

A Campanha da Fraternidade de 2011, que tem por tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e lema “A criação geme em dores de parto” (Rm, 8,22); cujo objetivo principal e sensibilizar sobre a degradação acelerada do meio ambiente e conclamar entidades civis e religiosas em favor da vida no Planeta, ajuda-nos a repensar nossos hábitos e a avaliar nossa maneira de viver e consumir de forma responsável os recursos naturais.

A defesa da vida na Terra passa pela recuperação e preservação do meio ambiente, razão pela qual devemos nos conscientizar que já e tempo de buscar alternativas de energias renováveis que não agridam a natureza. Diante do atual quadro de mudanças climáticas globais, vários países estão optando por novas fontes e matrizes energéticas, com a substituição progressiva de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás, por energias limpas e renováveis, entre as quais, a energia eólica, solar e de biomassa.

Dessa forma, torna-se de fundamental importância a tomada de iniciativas concretas no âmbito da Campanha da Fraternidade deste ano. Dentre estas iniciativas, esta a nossa posição contraria a implantação de atividades geradoras de forma intensiva dos gases de efeito estufa – como o C02 (gás carbônico), principal responsável pelo aquecimento global e outras mudanças climáticas – a exemplo Usina Termelétrica SuL Catarinense – USITESC, localizada no município de Treviso (SC). Apesar das licenças previas e de instalação desta termelétrica movida a carvão mineral já terem sido emitidas pelo órgão ambiental estadual, deve-se buscar reverter esse processo de licenciamento em função de seus impactos ambientais.

Nesse contexto, nós, integrantes do Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Criciúma (SC); participantes do Estudo Diocesano da Campanha da Fraternidade 2011, assessorado por representantes dos professores ligados as questões ambientais da UNESC; representantes dos movimentos ambientais da região sul catarinense e das lideranças locais, nos manifestamos contra a implantação da USITESC – Usina Termelétrica Sul Catarinense.