Juventude e Espiritualidade Cristã é tema da segunda etapa da EDEJU

Durante os dias 10 e 12 de Junho de 2011, aconteceu na cidade de Lauro Müller – Paróquia Imaculado Coração de Maria, a 2ª etapa de formação da 5ª turma da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude “Pe. Ludgero Buss” – EDEJU.

Com a assessoria de Pe. Wilsom Buss, vigário geral da diocese, e Pe. Onécimo Alberton, vigário paroquial da Catedal São José, os jovens participantes, vindos de 15 paróquias da Diocese de Criciúma puderam refletir a temática sobre  “Juventude e Espiritualidade Cristã”, construída sob a mística de Emaús, partindo do encontro pessoal com Jesus Cristo, a fim de que todos possam segui-lo com convicção. Padre Onécimo refletiu com os jovens a dimensão da espiritualidade, presente na vida, e sua relação com Deus.

Na noite de sábado, os jovens fizeram a experiência da vigília de pentecostes, como um convite a oração pessoal a partir do caminho de Emaús. E no domingo, dia de Pentecostes, participaram da Missa com a comunidade.

A experiência da leitura orante da Bíblia deu continuidade a reflexão do tema, a partir do texto bíblico de I Coríntios 12,3-13 aonde os jovens fizeram os passos para a meditação e reflexão do texto.

A etapa encerrou na tarde do domingo, com a oração do envio. “em cada momento que percebemos a presença de Deus na vida, assemelha-se a um nó que se faz num cordão […] a relação com o outro, também faz perceber a presença de Deus” Assim, os jovens teceram os seus cordões numa grande roda. O Deus presente na vida um está também na vida do outro.

A 2ª etapa proporcionou também momentos de confraternização com os jovens e a comunidade que lhes acolheu. Destaca-se portanto, o agradecimento à paróquia Imaculado Coração de Maria  pela acolhida e hospitalidade com os jovens.

A próxima etapa acontecerá nos dias 29 a 31 de Julho, na paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio.