Jovens catarinenses produzem paramentos para Missa de envio da JMJ

Inspirados no lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), os paramentos que os padres, bispos e cardeais vão usar na Missa de Envio da JMJ Rio2013 foram produzidos por jovens catarinenses. Até chegar ao projeto final foram produzidos 45 modelos diferentes e a composição levou mais de um ano. Serão 3060 estolas, 1600 túnicas, 16320 casulas de padres, 1530 casulas de bispos e 1530 mitras usadas pelos concelebrantes da Missa presidida pelo Papa Francisco.

O conjunto de paramentos da JMJ é harmônico. Cada peça complementa a outra e traz em si um sentido de unidade. Para a produção, os jovens estudaram as Jornadas anteriores, os elementos da JMJ Rio2013 e a própria Cidade Maravilhosa. “Queríamos conseguir unir algum símbolo do Rio que fosse reconhecido no mundo todo, mas que ainda mantivesse relação com a logo e o lema da JMJ”, conta o jovem designer, Leandro Maciel Nascimento.

O jovem conta que foi um desafio trabalhar neste projeto, pois não conhecia a JMJ. “Eu não tinha noção do que era o evento, e fiquei encantado ao saber que existem milhões de jovens que carregam essa fé. Isso foi fantástico!”, conta entusiasmado o jovem profissional.

Os elementos que inspiraram o desenho dos paramentos são o logo da JMJ Rio2013, os mosaicos das igrejas tradicionais, o calçadão de Copacabana e a juventude conectada. As cores também são carregadas de simbolismos. O dourado é a cor do Cristo Ressuscitado, simboliza a santidade, a fidelidade de Deus e a perfeição da luz. E os elementos brancos apresentam o desejo da Igreja que sempre busca a paz.

Fonte: Site oficial da JMJ Rio 2013

www.rio2013.com