Informativo da Diocese de Criciúma

X Joel é ordenado Diácono

“Por causa da Tua Palavra” (Lc 5,5b), este foi o lema escolhido pelo Diácono Joel Sávio, ordenado no dia 27 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Urussanga.
Pelas mãos do bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach, o jovem recebeu a ordem do diaconato diante do clero diocesano, familiares, amigos e fiéis de diversas paróquias.
Em sua homilia Dom Jacinto, destacou a grande alegria para a diocese ordenar mais um diácono. A partir do Evangelho de Lucas, o bispo repetiu a fala de Jesus. “A partir de hoje você será pescador de pessoas”.

Ao final da celebração, diácono Joel agradeceu o apoio, especialmente da família.

X Coordenação avalia processo do PDP

Sob assessoria do diretor do Instituto de Teologia de Santa Catarina (Itesc), Pe Vitor Feller, a coordenação diocesana de Pastoral esteve reunida no dia 28 de agosto, para avaliar o processo de atualização do Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Criciúma.
Num primeiro momento, foram apresentados os dados dos questionários enviados pelas paróquias. Logo após, Pe Vitor orientou sobre a condução do processo e assumiu a redação do julgar do PDP.

X Encontro dos Seminaristas Diocesanos

Aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto, o encontro dos seminarista diocesanos. O encontro teve início com a celebração de ordenação diaconal de Joel Sávio em Urussanga.
No sábado no período da manhã, houve momentos de reflexão sobre a vocação presbiteral, conduzido pelo bispo diocesano e pelos formadores.

À tarde, os seminaristas participaram de uma gincana e à noite, a uma celebração, onde o seminarista de teologia, Éder Carminati recebeu o ministério do acolitado.

X Caminhada Vocacional

A tradicional Caminhada Vocacional reuniu milhares de pessoas de várias paróquias da Diocese de Criciúma, no dia 29 de agosto. Munidos de faixas, cartazes, bandeiras e balões, os fiéis tomaram conta da rodovia que dá acesso ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio.

Logo após, a chegada no Santuário, houve a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach e concelebrada por padres da diocese.
Dom Jacinto ressaltou a caminhada como um momento de unidade da diocese. “Estamos a caminho da santidade. Assim como caminhamos hoje, cada um com seu jeito particular, chegamos aqui todos juntos. Assim deve ser a nossa caminhada, cada um respeitando o jeito do outro, mas sem perder a humildade”.
O coordenador da Pastoral Vocacional, Pe Antoninho Rossi agradeceu a presença de todas e enfatizou a permanente oração pelas vocações. E assim padres, seminaristas e religiosas foram homenageados pela multidão que lotou o Santuário de Caravaggio.

X  Comissão analisa Projetos e Obras

Na última terça, 31, a Comissão de Análise de Projetos e Obras da diocese esteve reunida para analisar três projetos: a torre da Igreja da comunidade de Laranjinha, a reforma da Igreja da comunidade do Wosocris e o projeto de iluminação e interiores da Matriz Santo Agostinho, todas pertencentes à Paróquia de Rio Maina.

X Ministérios Leigos
Ontem, 02, aconteceu a formação para novos ministros leigos e para aqueles que já desempenham a função nas paróquias.

Os novos ministros refletiram o tema: Eclesiologia, conduzido por Pe Antônio Júnior. Os ministros estudaram o Documento 62 da CNNB, com a assessoria de Pe Antônio Mendes.