Informativo da Diocese de Criciúma

Coordenação planeja assembleia dos GFs

A coordenação diocesana dos Grupos de Famílias reuniu-se no último sábado, 30, para encaminhar os preparativos da assembleia, que acontecerá no dia 21 de novembro em Rio Maina, Criciúma. O grupo também planejou as atividades diocesanas para 2011.

Liturgia realiza assembleia

A Pastoral Litúrgica realizou no dia 30, na Matriz Nossa Senhora das Graças, no bairro Pinheirinho em Criciúma, sua assembleia diocesana. Mais de 80 pessoas participaram do encontro que teve como objetivo avaliar e planejar as atividades da pastoral. No período da manhã, os delegados refletiram o tema “Espiritualidade Litúrgica”, conduzido pelo assessor da Liturgia na diocese, Pe Wilson Buss. À tarde em grupos, houve avaliação das atividades realizadas neste ano e sugestões para 2011. O coordenador diocesano de Liturgia, Éderson Bez Birolo conduziu os encaminhamentos, definindo para 2011 as seguintes atividades: formação diocesana no primeiro semestre para liturgistas, animadores de canto e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística; sendo que um período destinado para estudo em comum e outro momento, específico para cada setor; encontro comarcal para os ministros, sob responsabilidade de cada comarca. Outro encaminhamento feito pela assembleia, foi a recondução da coordenação diocesana por mais um ano.

Conselho

O Conselho Diocesano de Pastoral reuniu-se nesta quinta-feira, 4, no Centro de Pastoral São José em Criciúma, para a última reunião do ano. Os conselheiros defiram datas e refletiram sobre o Advento.
No primeiro momento, padre Wilson Buss trabalhou sobre tema: Tempo Litúrgico, enfatizando o Advento. Logo após, houve avaliação da 14ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Os participantes também definiram as datas para as reuniões do Conselho para 2011 e acompanharam a apresentação das datas dos serviços de pastoral.

Formação dos Ministérios Leigos

Aconteceu nesta quinta-feira, 4, o último encontro de formação para os Ministérios Leigos deste ano. As turmas de preparação e atualização assistiram uma palestra com Dom Jacinto Inácio Flach. O bispo trabalhou a temática: Jesus modelo de todos os homens, enfatizando a pessoa humana no plano de Deus. As atividades de formação para os ministros leigos reiniciarão em março de 2011.