Igreja São Salvador

Antes da primeira capela o povo reunia-se num capitel onde rezavam aos domingos em italiano.

A primeira missa foi rezada no dia primeiro de maio de 1917. Um tronco de madeira coberta com um lençol serviu de altar para o celebrante. Nesta ocasião foram batizadas às três primeiras crianças de Rio Capivaras Alto: Valdevino Castanhel; Herculo Acordi e Rudolfo Silvestre.

Esta missa foi celebrada pelo padre Ernesto Schnek. O espírito religioso dos colonizadores motivou a construção da primeira capela, toda de madeira, com 30 m². Para sino usaram dois pedaços de trilhos. Para padroeiro escolheram São Salvador, com a fé de que ele protegesse os moradores dos perigosos efeitos climáticos. Aos poucos os colonos de Capivaras Alto foram doando os santos para a Igreja.

Em 1940, após a demolição da primeira igreja uma outra foi construída no mesmo local, agora feita de alvenaria. A nova construção, bem no alto do morro, com escadarias, torre para o sino, etc. trouxe dificuldades principalmente para os idosos, de ter de subir o morro.

Isso motivou a construção, em 1967, da atual igreja na base do morro. Em seguida foi fundado o Coral Litúrgico São Salvador, existente até hoje com aproximadamente 60 anos. Na escola e na Igreja existem livros com registros de Atas documentando os acontecimentos de destaque da comunidade.

A vocação religiosa do povo de Rio Capivaras Alto é comprovada quando percebe-se que a família Fabro teve ordenadas duas religiosas. Mas o maior acontecimento católico foi à ordenação sacerdotal.de Américo Coan Betta, no dia 4 de Setembro de 1994 quando celebrou a primeira missa em Rio Capivaras Alto.

A comunidade celebra várias festas religiosas por ano. Em fevereiro festeja-se São Brás e Nossa Senhora da Candelária. Em julho, Santa Terezinha e do Sagrado Coração de Jesus. Em outubro celebra-se a festa de Nossa Senhora Aparecida e também o dia da Comunidade.

Em novembro temos a festa do padroeiro São Salvador e de Nossa Senhora das Graças. Sem clube no local o salão de festas é ponto de encontro para bailes e outras atividades coletivas da comunidade.