Igreja Santa Rosa de Lima

Foto: Ecos Fotografias

O primeiro nome dessa comunidade foi Rio Salame, pelo fato ocorrido com um tropeiro que ao descer a serra parou para almoçar na comunidade e deixou cair um pedaço de salame no rio, então batizaram a comunidade com esse nome, não se sabe ao certo a data de construção da primeira igreja, o que se sabe é que foi por volta do ano de 1900, a comunidade foi colonizada por descendentes de italianos que vieram dos municípios de Treviso e Urussanga.

Desde a fundação até a década de quarenta a economia da comunidade era baseada na agricultura, após essa data foram abertas minas de carvão no qual mudou toda a história da comunidade, as minas utilizavam toda a mão de obra da região, e enfraquecendo assim a agricultura, algum tempo depois as minas foram mudando de locais e as pessoas que trabalhavam nelas foram migrando junto.

Por volta da década de 80, a comunidade sentiu necessidade de construir uma nova capela, sendo assim a comunidade uniu forças com a mineradora Carbonífera Criciúma, e com a Prefeitura Municipal, e assim construíram a nova capela. Residem na comunidade de Santa Rosa atualmente 34 famílias sendo estas todas católicas.

A comunidade conta com as seguintes pastorais e movimentos: CAEP, CPC, Ministros extraordinários da Eucaristia, Liturgia, Coroinhas, Grupos de Família, Catequese, Dízimo.