Igreja Santa Paulina

Foto: Ecos Fotografias

No dia 30 de Janeiro de 2007, no Bairro Arizona, foi celebrada uma Missa pelos Padres José Cipriano e Antônio Vander da Silva, que sugeriram a construção de uma Capela, tendo em vista que o referido bairro cresceu em população e muito ligado à Igreja Católica. Como ponto de partida, foi realizada uma pesquisa em todas as casas, para ver a possibilidade da construção da Capela, da ajuda do povo e da escolha do Santo Padroeiro. Por unanimidade, o povo acolheu a idéia e ao mesmo tempo escolheu Santa Paulina como Padroeira, devido à fé de muitos moradores para com a Santa. E logo, em seguida, um casal: Ivanor Guilherme Estevão e sua esposa Beatriz Amaro Estevão doaram a imagem de Santa Paulina, para assim, começar a tão sonhada construção da Igreja em nosso Bairro.

Com a participação efetiva da Associação de Bairro, começou-se com uma rifa, cujo prêmio foi de R$ 500,00 reais. Foram arrecadadas prendas na Comunidade, somando um valor de R$ 1.970,00 (um mil, novecentos e setenta reais), Logo foi arrecadado galinhas na comunidade e vendidas no salão da Matriz, onde se rendeu lucro de R$ 1.291,65 (um mim, duzentos e noventa e um reais e sessenta e cinco centavos).

Novo encontro com Padre Antônio Vander, já então novo Pároco de Lauro Müller, na data de 28 de Fevereiro de 2008, na Igreja Matriz, para dialogar sobre o encaminhamento da Capela. Chegou-se à conclusão que o ponto mais acessível seria próximo ao Clube Arizona. E o terreno foi doado pelo senhor Luiz Sprícigo (ao lado do Clube). E ao mesmo tempo a comunidade procurava um arquiteto para o pré-projeto da Igreja, com a capacidade para 300 a 400 pessoas.

Pensou-se em fazer uma réplica do Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento. Reunindo-se mais uma vez com a Associação de Bairro em 08 de Agosto de 2008, Pe. Antônio Vander, assumiu com os mesmos desta equipe uma dívida existente no Clube Arizona, de R$ 72.000,00. Sendo R$ 12.000,00 de IPTU atrasado que foi liquidado pelo Sr. Prefeito Municipal, Nestor Spricigo, ficando a dívida para R$ 60.000,00.

No dia 29 de agosto do corrente ano, Pe. Antônio Vander comunicou todo o município de Lauro Müller a conquista do Clube Arizona, doado pelos sócios beneméritos e assumiu a dívida de R$ 40.000,00 acordo feito com o Sr. Laudenir Coan, proprietário do Buffet e outros reparos no clube enquanto que a diretoria nada devia. A Comunidade do Bairro Arizona assumiu a dívida de R$ 10.000,00 e a Igreja Matriz R$ 30.000,00.

No dia 30 de agosto, ás 15:00 horas, Pe. Antônio Vander, reuniu as lideranças da comunidade e anunciou que a partir daquela data, o Clube Arizona, pertencia à Igreja Católica Apostólica Romana.

1ª MISSA

No dia 1º de outubro de 2008, foi realizada a primeira missa, como a nova Capela da Paróquia do Imaculado Coração de Maria de Lauro Müller, nos salões do Centro de Atividades de Pastorais (antigo Clube Arizona), cuja cerimônia teve início na madeireira São Mateus, proprietários Emir e Léia Della Giustina. Pe. Antônio Vander, celebrante oficial, seguido da Imagem de Santa Paulina e os demais fiéis, dirigiram-se ao Centro de Atividades para ser abençoado e ser celebrada a primeira missa. E foram recebidos por cinco jovens vestidas pela ordem de Santa Paulina, que deram às boas vindas ao reverendíssimo Padre e todo o povo que lá compareceu. A imagem da Padroeira, erguida pelo casal doador Sr. Ivanor e sua esposa Beatriz foi recebida pelos cantores Fernando Mendes e Michella Fabro.

FORMAÇÃO DO 1° CAEP

Coordenador: Geraldo Proinelli

Vice-coordenador: Guerino Cataneo

1º Tesoureiro: Fábio Henrique Hoffman