WhatsAPP: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
WhatsAPP: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
AO VIVO

Igreja Santa Maria Gorete

Foto: Ecos Fotografias

Em 1915 começa a chegar as primeiras famílias para colonizar o núcleo Agrícola Colonial Rocinha. Rocinha do Meio faz parte de uma divisão que formava o núcleo juntamente com Rocinha Baixa e Rocinha Alta. O núcleo foi assim denominado, porque margeia a Serra da Rocinha, no complexo da Serra do Rio do Rastro. Sendo que entre 1930 e 1940 nossa comunidade constava com um grande número de famílias.

Nesta mesma época a localidade da Rocinha já contava com olaria, engenho de farinha e várias outras culturas agrícolas. No final do século XIX chegou a mineração e não demorou a comunidade a sentir os danos causados pela atividade: as águas ficaram poluídas e a terra contaminada.

Como as demais, a primeira capela de Rocinha do Meio também foi erguida em madeira serrada manualmente. Somente em 25 de maio de 1969, foi inaugurada a nova igreja em alvenaria que teve a colaboração de todas as pessoas da localidade.

Nossa Padroeira é Santa Maria Gorete. A primeira imagem foi doada pela senhora Rita De Brida Ronconi. Os primeiros capelães foram os senhores Domingos Zomer e João Viera. A primeira catequista Foi a Senhora Maria de Lurdes Limas Warmelling. Hoje nossa comunidade é composta por 10 famílias católicas.

Após a construção da capela foi construído o salão de festa que recentemente passou por reformas em seu telhado e em sua cozinha. Nossa capela também passou por reformas no telhado, no piso, pintura interna e externa das paredes e colocação de novas calhas, mais o altar e todos os bancos da capela foram trocados.

Nosso maior sonho em relação a nossa capela é mantê-la com as portas abertas, pois com a quantidade de famílias que temos e os poucos recursos é uma tarefa árdua. Esta é a realidade de nossa historia, muita luta e muito trabalho.