FONE: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
FONE: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
AO VIVO

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Foto: Ecos Fotografias

Até o ano de 1930, apenas os temidos bugres habitavam o lugar que hoje conhecemos com Rio Amaral Gruta.

Apesar de raramente serem vistos, os bugres furtavam alimentos dos colonos. Em pouco tempo a comunidade plantava e dispunha de engenho movido por roda d’água ou boi, carvoeira e olaria. Até a emancipação de Lauro Müller a comunidade era chamada de Barra do Rio Oratório, depois passou a ser Barra do Rio Amaral.

Rio Amaral Gruta é hoje assim conhecida porque ali foi construída uma gruta, autorizada pelo Monsenhor Bernardo Peters e no dia primeiro de abril de 1950, às quinze horas, a Gruta foi inaugurada com a entronização da imagem de Nossa Senhora do Rosário trazida da Gruta do Rio do Rastro.

Em 1974 a enchente arrasou os bens dos moradores da comunidade. As famílias perderam tudo que tinham e muitos decidiram mudar-se para outras localidades.

O prefeito da época, Argemiro Raulino Mendes colaborou bastante para recuperar a comunidade. Em 1º de agosto de 1953 foram construídas a primeira escola municipal do Rio Amaral II e uma modesta capela de madeira. Em 1969 o prefeito da época Benjamim Bitencourt Barreto construiu uma nova escola.

O estabelecimento de ensino foi construído em madeira com duas salas de aulas, no terreno doado por Agostinho Crocetta. Em terras do mesmo também foi construído um campo de futebol e foi fundado o Clube Recreativo do Rio Amaral II A nova capela consagrada a Nossa Senhora de Lourdes foi inaugurada em 12 de outubro de 1993.

No dia 21 de novembro de 1999 foi inaugurada a Escola Municipal Professora Letícia Mazzucco Bet com classe multisseriada. A localização da Gruta do Rio Amaral limita-se ao norte com Rio Capivaras do Meio; a leste com Rio Amaral Rádio; ao sul com Oratório e ao oeste com Rio Capivaras Baixo.

Está ligada à sede do município de Lauro Müller e também ao município de Orleans por estradas de rodagens.