WhatsAPP: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
WhatsAPP: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
AO VIVO

Igreja Nossa Senhora de Fátima

Foto: Ecos Fotografias

Rio Cedro, assim chamada em razão da existência desse tipo de árvore na região, recebeu um pequeno número de famílias em 1944, que ali fixaram-se para cultivar a terra.

No começo da década seguinte foram abertas as primeiras minas, fato que atraiu trabalhadores de toda região fazendo a localidade prosperar. Itanema, que na língua Tupi significa pedra que tem mau cheiro, mas também pedra que pega fogo, em outras variações dos idiomas indígenas, foi o nome escolhido para substituir Rio Cedro, uma vez que já eram poucos os pés de cedro e a comunidade desenvolvia-se impulsionada pelo carvão.

Curiosamente, o cedro, que dera nome ao local, não era queimado pela população, que o considerava sagrado. Acreditavam ter sido a madeira usada para confeccionar a cruz de Cristo e também por servir para fabricar os caixões dos defuntos.

Data de 1954 a construção do que seria a primeira capela de Itanema: um barraco construído com ajuda da comunidade os moradores reuniam-se para rezar nos domingos. O planejamento para construção da atual capela teve início no ano de 1960.

No dia dois de outubro de 1966 foi realizada a festa de Nossa Senhora de Fátima (padroeira) e São José. Junto com a mesma a inauguração, bênção da nova capela e do sino.

A primeira missa nesta capela foi rezada pelo Padre Hercílio Capeller.