Equipes articulam Pastoral da Comunicação em nível diocesano

Na tarde de sábado, 03 de setembro, a Paróquia São Paulo Apóstolo, no Bairro Michel, em Criciúma, sediou a Formação Diocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom).

Estiveram presentes no encontro 34 agentes paroquiais da pastoral, além do padre referencial, o Reitor do Seminário Propedêutico e Menor, Pe. Antonio Júnior, acompanhado pelos seminaristas André e Pedro, que atuarão junto à Pascom.

A formação, que teve por objetivo fundamentar a atuação da pastoral tanto no âmbito diocesano, quanto paroquial e de comunidade, foi assessorada pela Coordenadora Regional da Pascom na CNBB Regional Sul 4, Maria Terezinha de Campos, junto à jornalista Olga Oliveira (Arquidiocese de Florianópolis) que conduziu dinâmicas com os participantes do encontro, voltadas às formas de comunicação entre as pessoas.

Animado, o grupo refletiu sobre os objetivos, características e documentos que falam sobre a pastoral. Divididos em equipes, os agentes traçaram compromissos a serem cumpridos em suas paróquias e comarcas e, no final, Pe. Antonio Júnior apresentou dois integrantes da futura coordenação diocesana: os primos Jorge e Claudecir Teixeira, da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul (SC). A proposta teve aceitação positiva junto ao grupo, que saudou a novidade com aplausos. Representantes paroquiais da pastoral já haviam indicado nomes para assumirem a coordenação, na última reunião realizada em 25 de junho, no Centro de Pastoral São José.

A partir de agora, as equipes passam a se mobilizar com entusiasmo para o 2º Seminário de Novas Mídias, evento do Regional Sul 4 da CNBB, que será realizado de 28 a 30 de outubro próximo em Cocal do Sul, e que receberá agentes da Pascom das 10 dioceses do Estado de Santa Catarina. Mais informações sobre o encontro serão divulgadas nos próximos dias, quando da posse oficial da Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação, na presença do bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach.