Entregas de prêmios de comunicação da CNBB

Como parte da programação da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, foi realizada ontem à noite, 1º de maio, às 20h45, a cerimônia de entrega dos prêmios de comunicação da CNBB. Entre os mais de 50 trabalhos inscritos na edição 2014, 15 obras foram premiadas.

O evento foi transmitido ao vivo pelas TVs de inspiração católica e pela Rede Católica de Rádio (RCR), que possui mais de 230 emissoras de afiliadas.

As produções selecionadas tratam de temas atuais como a pobreza, juventude, fé, questões sociais, povos indígenas, tráfico de pessoas, entre outros.
Trabalhos premiados

1. Margarida de Prata – a) Revelando Sebastião Salgado, documentário de Betse de Paula; b) Por uma questão de justiça, os advogados contra ditadura, documentário de longa-metragem de Sílvio Tendler; c) Rio de Fé: um encontro com Papa Francisco, documentário de longa-metragem de Carlos José Fontes Diegues; d) Às claras, menção honrosa, de Evandro Lima Rodrigues e e) Remoção, menção honrosa, de Mariana Campos da Silva.

2. Clara de Assis – a) reportagem Visita do Papa Francisco ao Brasil, de Luiz Petry e Equipe, da TV Rede Globo b) O documentário Nossa Senhora Aparecida, de Luís Otávio da Silva, da TV Canção Nova e c) documentário Populações Vulneráveis, de Solange Calmon, da TV Senado.

3. Dom Helder Câmara de Imprensa – a) a reportagem História de um refúgio, do jornalista Fernando Geronazzo de Souza, publicado na Revista Família Cristã; b) reportagem Excluídos – Quilombolas / Indígenas / Ciganos, dos jornalistas Maristela Crispim, Fernando Maia, Iracema Sales e Melquíades Júnior, do Jornal Diário do Nordeste e c) reportagem Especial – Jornada Mundial da Juventude, da jornalista Júlia Fátima de Jesus Cruz, do Jornal da PUC-Rio.

4. Microfone de Prata – a) categoria entretenimento, Programa – Faixa Neojiba, da Rádio Vida FM, Arquidiocese de Salvador – b) categoria jornalismo, Jornal Primeira Hora Rádio, da rádio Rio Mar da Arquidiocese de Manaus; c) categoria religioso, – Sala Franciscana, da Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese de São Paulo, d) menção honrosa, Bíblia Deus com a Gente, da Paulinas Rádio
Recebemos ainda ontem a visita na nossa redação, aqui em Aparecida, do Padre Zezinho que comemora 50 anos de atividades artísticas. Nós conversamos com ele….

Por Redação, com Rádio Vaticano