Diocese de Criciúma lança seu Novo Plano Diocesano de Pastoral

A Diocese de Criciúma lançou no dia 19 de março, dia do padroeiro São José, durante Missa Solene na Catedral Diocesana, o seu novo Plano Diocesano de Pastoral.

“O Plano Diocesano de Pastoral é o que orienta a vide a ação pastoral de uma diocese. É o que aponta o caminho por onde caminhar, como caminhar e de modo especial, como caminhar na unidade, somando forças através das diversas realidades diocesanas. O Plano de Pastoral tem o fundamento na Palavra de Deus, nos documentos da Igreja e na realidade em que vivemos. A partir deste chão que pisamos, animados pela força da Trindade, somos desafiados a assumir a nossa missão evangelizadora”, enfatiza o vigário geral da Diocese de Criciúma, padre Wilson Buss.

Conforme o vigário, já em 1999, com apenas um ano de existência, a Diocese de Criciúma já percebeu a necessidade de ter seu Plano de Pastoral. O primeiro foi aprovado em Assembleia no dia 07 de julho de 2002, e tinha vigência até 2007, quando foi prorrogado por mais dois anos, até 2009.

“A elaboração no segundo Plano de Diocesano Pastoral teve início no ano de 2010. O processo de elaboração deu-se através de estudos da realidade, documentos da Igreja, de modo especial, o Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, estudos e debates feitos em paróquias, serviços de pastoral e assembleias diocesanas, sob a Coordenação de uma Comissão, da Coordenação Diocesana de Pastoral e do Bispo Diocesano”, relata padre Wilson.

Um olhar sobre a realidade

De acordo com o sacerdote, o novo plano lembra que a sociedade passa por uma época de mudanças. “A realidade traz grandes desafios para a vida das pessoas e para toda a ação Evangelizadora. O novo Plano de Pastoral, em vigor a partir de agora, traz como grande novidade as urgências da Evangelização:

1. O encontro e o seguimento a Jesus Cristo que leva à santidade e à alegria pascal;
2. Vivenciar uma Igreja de Comunhão e Participação;
3. Investir na Iniciação Cristã da fé como processo de formação permanente;
4. O serviço em defesa da vida e a denúncia de todos os projetos de morte;
5. Anunciar e testemunhar a Boa Nova de Jesus Cristo.

Mas o que realmente define a nossa ação, é o que nos apresenta o Objetivo Geral da Diocese, em que ‘animados pela Santíssima Trindade queremos: Evangelizar vivendo em comunidade, como Igreja Discípula, Missionária e Profética alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, participando na construção de uma sociedade justa e solidária em defesa da vida, sem exclusões, a caminho do Reino definitivo’”.

O novo Plano Diocesano de Pastoral foi aprovado em assembleia no dia 20 de outubro de 2012, tem 150 páginas e vigora até 2016. O mesmo poderá ser encontrado junto às paróquias.

Estudo

Na noite desta quarta-feira aconteceu o estudo do Plano Diocesano de Pastoral, realizado na Comunidade que tem como padroeira Nossa Senhora dos Campos em KM 107, Lauro Müller. O estudo foi apresentado pelo padre Joel e terá sua continuidade no dia 17 de julho de 2013 na Paróquia Nossa Senhora da Natividade em Cocal do Sul.

Padre Joel disponibilizou o material que pode ser baixado nos links abaixo.