Diocese de Criciúma em contagem regressiva para Seminário Regional de Novas Mídias

Falta exatamente 30 dias para a Diocese de Criciúma acolher os membros das 10 dioceses do Regional Sul IV da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que irão participar do II Seminário de Novas Mídias e Novas Tecnologias, evento promovido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) Regional e Diocesana.

Cerca de 120 pessoas são esperadas para o seminário que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul, e também na Casa Fundação Shalom, na comunidade de Linha Batista, em Criciúma.

“Quero convocar todos os responsáveis pela comunicação dentro de suas pastorais e movimentos, toda a Igreja viva para que participe deste seminário. O Papa Bento XVI nos diz que devemos ter a coragem de participar deste mundo das novas tecnologias que se apresenta. E evangelizar hoje, necessariamente, passa pelos meios de comunicação” enfatiza o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

Segundo o bispo diocesano, receber a segunda edição do seminário em Criciúma é um privilégio e uma grande oportunidade: “Devemos aproveitá-la ao máximo, por isso desejamos que todos aqueles que exercem qualquer tipo de trabalho de comunicação a serviço da Igreja participem deste evento que para nós é tão importante. Tenho a convicção de que será um grande momento para nossa diocese, visto que em muitas paróquias temos ainda a necessidade de atuação da Pastoral da Comunicação”, enfatiza Dom Jacinto.

Na sexta-feira, 28 de outubro, o seminário trará a palestra “A Importância da Espiritualidade no Uso das Novas Mídias e Novas Tecnologias”, assessorada por Padre Márcio Vignoli, fundador da Comunidade Católica Divino Oleiro (Arquidiocese de Florianópolis) e do Projeto “Mais Feliz com Jesus”, da Rádio Cultura AM 1110.

Já no sábado, 29, os participantes acompanham o tema “Mídias Sociais e Novas Tecnologias”, “Web TV como Ferramenta de Evangelização” e o “Panorama da Comunicação diante das Novas Tecnologias”. No domingo, 30, Twitter e Facebook entram em cena em “Aprofundando as Novas Mídias e Novas Tecnologias” e mais assuntos são tratados no tema “Pascom em Ação”. Nos dois dias, as palestras e oficinas são assessoradas por Gustavo Henrique Borges, pelo jornalista Ruy Ferrari e pelo Doutor em Comunicação, Pe. Domingos Nandi.

Voltado não só para padres, seminaristas, leigos e membros de pastorais e movimentos da Igreja, o II Seminário de Novas Mídias e Novas Tecnologias é aberto para profissionais e estudantes das áreas de comunicação.

Conforme o bispo Dom Jacinto, o evento oportuniza aos participantes tornarem-se multiplicadores e incentivadores para que mais pessoas se interessem pela comunicação. “É um dos meios que a Igreja tem de entrar na vida de muitas pessoas que não participam diretamente dela e da comunidade. A tecnologia nos oferece diversos caminhos para anunciar a Boa Nova do Evangelho, de modo especial aos jovens, sempre em busca destas novidades”, declara.

Na manhã desta quarta-feira, 28 de setembro, o bispo diocesano acolheu a visita do Padre Referencial da Pascom na Diocese de Criciúma, Pe. Antônio Júnior, e do Coordenador Diocesano da Pascom, Jorge Luiz Teixeira, para pôr em dia detalhes sobre o evento. Trata-se da primeira coordenação diocesana da Pastoral, que será apresentada oficialmente no dia 22 de outubro, na 16ª Assembleia Diocesana de Pastoral, a ser realizada na Paróquia Nossa Senhora da Oração, em Turvo.