Diocese de Criciúma anuncia transferências no clero para 2012

O Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, anunciou na manhã desta sexta-feira, 11 de novembro, as transferências do clero para o ano de 2012.

As mudanças foram definidas pelo bispo em reunião com o Conselho de Presbíteros, em sua residência, na terça-feira, 08. De lá para cá, Dom Jacinto conversou pessoalmente com cada sacerdote e, obtendo aceitação positiva de todos até a tarde desta quinta-feira, 10, decidiu na manhã de hoje pelo anúncio oficial das transferências que seguem abaixo:

Pe. Aguinaldo Zucchinali

2011: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Meleiro

2012: Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio (Propedêutico e Menor)

Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio – Nova Veneza

Pe. Angelo Galato

2011: Vigário Paroquial da Paróquia São José, de Criciúma

2012: Orientador Espiritual do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio (Propedêutico e Menor) e do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio – Nova Veneza

Pe. Ludgero Antonio Feldhaus

2011: Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio – Nova Veneza

2012: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Meleiro

Pe. Jacinto Benedet

2011: Vigário Paroquial da Paróquia Sagrada Família, de Cidade Alta, Araranguá

2012: Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Meleiro

Pe. Antonio Miguel da Silva Júnior

2011: Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio (Propedêutico e Menor)

2012: Pároco da Paróquia São José, de Criciúma

Pe. Francisco José da Silva (Chico)

2011: Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, do bairro Michel, Criciúma

2012: Vigário Paroquial da Paróquia São José, de Criciúma

Pe. Valdemar Carminati

2011: Pároco da Paróquia São José, de Criciúma

2012: Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, do Bairro Michel, Criciúma

Pe. Orlando Cechinel

2011: Administrador Paroquial da Paróquia São Donato, de Içara

2012: Vigário Paroquial da Paróquia São Donato, de Içara

Pe. José Benjamin Cipriano (Zezinho)

2011: Vigário Paroquial da Paróquia São Donato, de Içara

2012: Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul

Pe. Marcos Rech

2011: Administrador Paroquial da Paróquia São Roque, de Morro da Fumaça

2012: Pároco da Paróquia São Roque, de Morro da Fumaça

Seminarista Éder Carminatti

2012: Auxiliar na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá (onde será ordenado diácono)

Pe. Antonio continua na coordenação

Além destas transferências, Dom Jacinto anuncia a permanência de Pe. Antonio Mendes como Coordenador Diocesano de Pastoral, sendo que será auxiliado por uma equipe que deverá ser composta até o fim deste ano. Pe. Antonio Mendes assumirá também a partir do ano que vem a missão de Pároco na Paróquia São Donato, de Içara.

Transferências suprem necessidades pastorais

Conforme o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, as transferências ocorrem todos os anos a fim de suprir as necessidades pastorais de cada paróquia. A Diocese de Criciúma conta atualmente com 29 paróquias e um santuário. As transferências, segundo ele, são sempre sinais positivos na missão de cada padre e de cada comunidade, uma vez que “dá mais vida e vigor à Igreja”, além de animar a caminhada do sacerdote e do povo, que fazem nova experiência juntos.

Os padres se mudam para as novas paróquias a partir do mês de janeiro de 2012 e recebem a nomeação oficial pelas mãos do bispo, no início do ano, quando celebrará com cada paróquia.

Às vésperas de completar dois anos de missão, bispo afirma estar feliz com a diocese

No próximo domingo, 13, Dom Jacinto Inacio Flach completa dois anos a frente da Diocese de Criciúma.

Segundo ele, foram dois anos de graças e bênçãos. O bispo reforça as atividades e sinais bonitos da caminhada pastoral. “Tenho um carinho especial pelos Grupos de Família, que eles possam sempre crescer! Outro sinal de alegria para mim são as crismas. Fico feliz ao crismar tantos jovens nas comunidades. Nestes dois anos também quero citar a Casa Manjedoura, que funciona plenamente e vem trazendo resultados, um motivo de alegria para nossa Diocese. E a alegria por abençoar mais de 20 igrejas construídas e restauradas em nossas comunidades. A Escola Catequética criada este ano que deu nova vida e ânimo à catequese”.

O bispo diocesano destaca também o crescimento das vocações sacerdotais. “O número de seminaristas cresce todo ano, e no ano de 2012 teremos o maior número de seminaristas cursando Filosofia em nosso Regional. Deus nos abençoa! Estou contente em estar a frente desta diocese que é muito abençoada, junto dos padres e lideranças e todo o povo de Deus!”.