Diocese celebra 15 anos de criação na presença de Dom Paulo e Dom Jacinto

A Diocese de Criciúma comemora nesta segunda-feira, 27 de maio, o seu aniversário de 15 anos de criação. Todo povo é convidado a participar da solene missa em ação de graças que será celebrada na Catedral São José, às 19h.

A missa solene contará com a presidência do bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e do primeiro bispo da diocese, hoje bispo da Diocese de Montenegro (RS), Dom Paulo Antonio De Conto, além de diversos padres. Durante a celebração, será feita a leitura do Decreto de Criação.

A missa é o quarto ato das comemorações alusivas ao jubileu. Antecedida pelo acendimento das velas comemorativas, cuja luz foi multiplicada entre as 541 comunidades da diocese, antecipa a celebração jubilar que ocorrerá em todas as comunidades no dia 15 de agosto, data do aniversário de instalação, e a grande concentração que será realizada no dia 25 de agosto, no Santuário de Caravaggio, em Nova Veneza.

Resgate

Na manhã de 27 de maio de 1998, o povo da Comarca de Criciúma foi surpreendido com a notícia da criação da nova diocese. Dom Paulo Antonio De Conto acabava de ser nomeado primeiro bispo e, aos poucos, por telefone e outros meios de comunicação, a notícia chegava às paróquias e comunidades.

Na mesma manhã, Dom Hilário Moser, então bispo da Diocese de Tubarão, reuniu-se com um grupo de padres e designou padre Wilson Buss como coordenador da Comissão de Instalação. Dentre as diversas atividades desenvolvidas após o anúncio, estão a visitação da imagem do padroeiro São José a todas as paróquias e a elaboração da “Oração pela Diocese de Criciúma e pelo Bispo”, que motivou o espírito dos fiéis no período que antecedeu a instalação, ocorrida em 15 de agosto do mesmo ano, na Festa da Assunção.

Diocese em números

Atualmente, a Diocese de Criciúma possui 30 paróquias e um santuário diocesano, sendo que em junho lançará a pedra fundamental do segundo. Congrega 541 comunidades num território de mais 5 mil km², com 25 municípios e quase 600 mil habitantes. Conta com mais de 30 serviços de pastoral e três escolas diocesanas de formação para leigos. É formada por mais de 60 padres diocesanos e religiosos, 17 congregações religiosas femininas e masculinas e mais de 70 seminaristas diocesanos e religiosos e três jovens aspirantes.

Objetivo

Seu objetivo principal, conforme estabelece o novo Plano Diocesano de Pastoral aprovado no final do ano de 2012 é: “Evangelizar vivendo em comunidade, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, participando na construção de uma sociedade justa e solidária em defesa da vida, sem exclusões, a caminho do Reino definitivo”.