CRP inicia com exposição da 48ª Assembleia dos Bispos

O Conselho Regional de Pastoral de Santa Catarina está reunido em Blumenau para a segunda reunião do ano. O encontro teve início hoje e segue até amanhã, com a participação de bispos, padres, leigos e religiosos(as).

Após acolhida feita pela equipe da Diocese de Blumenau, houve uma celebração de abertura na qual o grupo rezou pedindo a paz e o compromisso com os mais pobres.

Dom Murilo apresentou os conteúdos da 48ª Assembléia Geral da CNBB, (04-13 de maio 2010) com o tema central: Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo”. Ressaltou a importância da Leitura Orante com a mensagem dos Bispos do Brasil sobre a Palavra de Deus e a animação bíblica de toda a pastoral. Outro tema discutido entre os povos foi o “momento político nacional”: “A Igreja, comprometida de modo inequívoco com a defesa da dignidade e dos Direitos Humanos, apóia as iniciativas que procuram garanti-los para todos”.

Na seqüência das atividades, foram comunicadas atividades das Pastorais Sociais como: a entrega das 50 mil assinaturas na Assembléia Legislativa, pedindo a criação da Defensoria Pública no estado. E será organizada uma equipe no regional que acompanhará esta caminhada e elaborará um documento de estudo. O jovem Rodrigo da Silva responsável pela pastoral das juventudes no Regional, apresentou a campanha nacional contra a violência e o extermínio de jovens.