Corpus Christi: Presença real de Cristo

Comemorado sempre na quinta- feira seguinte ao primeiro domingo depois de Pentecostes, a solenidade do Corpo e Sangue do Senhor (Corpus Domini, Corpus Christi) celebra a presença real de Cristo na espécie consagrada do Pão. Tudo começou em 1246, na diocese de Liége na Bélgica, a partir de visões de uma freira. Sua finalidade era celebrar a presença real de Cristo na Eucaristia.
Mas a festa se tornou popular devido ao milagre acontecido em Bolsena, quando um padre com dúvidas quanto a presença real de Cristo na Eucarístia foi celebrar uma Missa, durante a consagração do Pão, a hóstia verteu sangue e as gotas banharam o corporal (toalha de linho branco). O Papa Urbano IV ficou admirado com o milagre. Então fez ergue uma grande Igreja no local para guardar o corporal. Além disso, estendeu a Festa de Corpus Christi para toda Igreja.

Uma festa litúrgica e popular

A solenidade de Corpus Christi era festa oficial do império português e espanhol, era o dia em que a administração pública pagava as despesas com música, velas, ornamentação e todas as autoridades participavam. Com a independência, o Brasil manteve a tradição e as cidades competiam em fazer a mais bela procissão, com o máximo de esplendor.
Mas os tradicionais tapetes têm sido substituídos pouco a pouco por doações de alimentos, roupas, gestos de solidariedade, que combinam mais com o Cristo que se faz pobres e oferece o Pão da Vida.

Por que celebrar Corpus Christi?

Primeiramente para proclamar em público que Cristo é o único Senhor e Salvador de todas as pessoas. Segundo tem uma função pedagógica, educar para valorização e celebração Eucarística. No povo reunido não há estranhos, não há pobre nem rico, todos são irmãos e a Eucaristia se faz Sacramento, sinal, da comunidade cristã.