Concílio Vaticano II e Estudo 104 da CNBB são temas centrais do curso diocesano do clero

Cerca de 50 padres diocesanos e religiosos da Diocese de Criciúma participam nesta semana do curso diocesano do clero, na Fundação Shalom da Família, em Linha Batista. A atividade é promovida anualmente pela Pastoral Presbiteral, desta vez sob a coordenação dos padres José Aires Pereira e Éder Carminatti.

Quem conduz a semana de estudos, que teve início na noite dessa segunda, 1º de julho, e perdura até o meio dia de quinta, 04, é o diretor da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) e vigário geral da Arquidiocese de Florianópolis, padre Vítor Galdino Feller.

O Concílio Vaticano II e o ministério presbiteral

O encontro entre os sacerdotes das diversas paróquias da Diocese tem por objetivo promover a formação, a oração e a convivência. Um dos temas centrais do curso, conforme padre Vítor Feller, é o Concílio Vaticano II, cuja Igreja celebra neste ano 50 anos de realização. “Estou, primeiramente, fazendo um apanhado do Concílio: como interpretá-lo hoje, sua importância, as mudanças que promoveu na Igreja e como fazê-lo acontecer, pois ainda há muita coisa a ser implementada 50 anos depois. Enfim, a grande riqueza que foi o Concílio Vaticano II para a Igreja”, explica o assessor do curso.

Segundo padre Vítor, dentro deste primeiro tema está também o estudo específico do documento “Presbyterorum Ordinis”, que aborda o ministério dos padres. “Nesse documento se fala sobre como nós, padres, devemos ser na Igreja servidores do povo de Deus, ministros da unidade, chamados a viver a caridade pastoral, sobretudo os padres diocesanos. Se costumava dizer que os padres religiosos tem seu carisma e espiritualidade específicos e se dizia que os diocesanos não tinham espiritualidade, mas o Concílio Vaticano II, nesse documento diz que o específico da espiritualidade do padre é a caridade pastoral, o mesmo modelo de Jesus Cristo, o Bom Pastor”, afirma.

Estudo 104 da CNBB

Outro tema que será trabalhado durante o curso é o Estudo 104 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. “É um texto para ser estudado por paróquias, comunidades, movimentos e pastorais Brasil afora, em vista de tornar-se, posteriormente, um documento. É um texto de estudo, trabalha a paróquia desde a Bíblia, a paróquia no decorrer da história, como lugar de encontro, comunhão e educação da fé do povo católico. E também perspectivas pastorais para uma renovação da paróquia, por exemplo: setorização da paróquia; integração de todas as forças vivas, pastorais, movimentos, organismos, serviços, espiritualidade; trabalhar a paróquia como rede de comunidades, não em forma piramidal, de cima para baixo, matriz para comunidades, mas em forma de rede, de comunhão. Esse documento é muito interessante, porque ele está propondo uma renovação da paróquia em vista de uma evangelização no mundo de hoje”, relata padre Vítor.

O texto foi aprovado para estudo durante a 51ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril, e está sujeito a alterações até outubro deste ano, prazo em que deverão ser enviadas sugestões para uma nova redação que, se for aprovada na próxima Assembleia da CNBB, tornar-se-á documento.

Outros assuntos da pauta

Outros pontos importantes serão debatidos até o fim dói curso do clero, entre eles: iniciação à vida cristã; formação do laicato; ecumenismo; diálogo inter-religioso; atenção aos pobres, marginalizados e excluídos, em vista de uma sociedade que defenda a igualdade, a fraternidade, a vida para todos.

Diocese de Criciúma