Clero reflete esperança na atualidade

A Diocese de Criciúma, conduzida pela Coordenação Diocesana da Pastoral Presbiteral realiza, desde a noite desta segunda-feira, 13, até a próxima quinta, 16, o Estudo Anual do Clero.

Realizado no Instituto Sagrada Família, em Nova Veneza, o curso reúne padres diocesanos e religiosos de toda a diocese.

O tema escolhido para este ano, “Cristologia e Escatologia”, é assessorado pelo doutor em Teologia pela Pontificia Universitá San Tommaso, de Roma, Pe. Leomar Brustolin, da Diocese de Caxias do Sul.

“Abordamos questões atuais da Cristologia, estabelecendo um debate com o clero com base nas novas pesquisas sobre Jesus Cristo feitas pela Teologia e na experiência pastoral que cada padre traz para o confronto” – explica Pe. Leomar.

“Questões relativas à morte, à esperança, ao que nos espera são confrontadas com a realidade atual, que se expressa com a ‘crise da esperança’, a dificuldade que as pessoas tem de pensar no futuro. Os padres já fizeram a Teologia, mas precisam confrontar o pensamento das pessoas neste tempo atual, da era digital”. Sobre a “crise da esperança”, o assessor explica que mais que um desafio, trata-se de uma provocação positiva para anunciar Jesus Cristo. “Só nele está a plenitude de nossa vida e o sentido de nossa esperança. Vivemos um tempo fascinante, mas não fácil, porém, muito bom para o anúncio”.

O pároco da Paróquia Santa Terezinha, de Jacinto Machado, Pe. Valmor Boeger, afirma que a importância da temática se encontra em sua relação com cultura do imediatismo vivenciada hoje pelas pessoas. Para ele, o estudo será positivo no sentido de ir ao encontro dos fieis tomados pela depressão. “O foco do estudo está na esperança da vida após esta, no eterno. Como Pe. Leomar falou, hoje as pessoas acreditam em Deus, mas não acreditam na eternidade. A forma como algumas encaram suas perdas, são exemplo disso” – reflete.

Para o coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Antonio Madeira, o curso está sendo bastante dinâmico. “O assessor não está apenas expondo. A partir do conhecimento teológico dos padres está havendo interação”.

O Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Antonio Mendes, também considera o tema propício para a atualidade. Ele acredita na importância de se refletir o futuro na esperança messiânica, uma vez que o mundo se mantém preocupado com o aqui e o agora, a satisfação das necessidades e a realização de sonhos palpáveis.

“O curso que nos ajuda a refletir a esperança cristã, a esperança na vida eterna em Jesus Cristo, nos mostrará o que vamos oferecer ao povo que tem sede” – disse o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

Na noite de ontem, o assessor, Pe. Leomar Brustolin, realizou uma sondagem junto aos padres sobre suas expectativas quanto ao tema. “Há boa interação. O grupo conduz um pouco a reflexão” – conta o assessor.

Nesta terça-feira, o clero estuda a esperança messiânica e os messianismos modernos, reflete a Palestina no tempo de Jesus e os textos dos Evangelhos, sob análise da vida, morte e ressurreição de Jesus.

Conforme Pe. Leomar, na quarta-feira o estudo será conduzido sob os temas morte, luto e ressurreição na perspectiva cristã. “Temas ligados a inferno e purgatório, com objetivo de refletir a prática das exéquias e atualizar a linguagem em funerais”.