Casamentos

Orientações para os que desejam celebrar o sacramento do Matrimônio na paróquia Imaculado Coração de Maria

1- Orientações quanto à documentação:

– OS NOIVOS DEVEM DAR ENTRADA AO PROCESSO MATRIMONIAL NA SECRETARIA DA PARÓQUIA ONDE SERÁ REALIZADO O CASAMENTO, AO MENOS 60 DIAS ANTES DA CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO E APRESENTANDO:

– CERTIDÃO AUTÊNTICA DE BATISMO ATUALIZADA (COM DATA NÃO ANTERIOR HÁ 6 MESES)

– COMPROVANTE DO ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMONIO (CURSO DE NOIVOS)

– CÓPIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE E CPF

– COMPROVANTE DO DÍZIMO DOS NOIVOS

– CERTIDÃO DE ÓBITO DO CÔNJUGE ANTERIOR (QUANDO SE TRATAR DE VIÚVO OU VIÚVA).

– DUAS TESTEMUNHAS DE VIVENCIA CRISTÃ COM OS SEGUINTES DADOS: (NOME COMPLETO; DATA DE NASCIMENTO; RG; ESTADO CIVIL; PROFISSÃO; ENDEREÇO; CIDADE).

– Caso os noivos morem em diferentes paróquias, podem escolher livremente uma delas para celebração do sacramento.

2- Orientações Pastorais:

– A celebração religiosa só pode ser realizada em igrejas. Não é permitida em salões de clubes, restaurantes, sítios, fazendas, hotéis ou similares.

– A música na celebração do sacramento do matrimônio deve ter caráter litúrgico e ser adequada ao momento. Não correspondem com o momento sagrado melodias e textos adaptados de canções populares, trilhas de filmes ou novelas.

– Os profissionais como fotógrafos, cinegrafistas e cerimonialistas são sempre acolhidos com alegria em nossas igrejas, mas, solicitamos que exerçam o seu trabalho com a devida discrição e cuidado para não desviar a atenção dos noivos e da assembleia.

– A pontualidade é expressão de respeito, boa educação, responsabilidade e exercício de caridade.

* Se os noivos convidarem padre ou diácono de outra paróquia deverão arcar com as despesas do mesmo.