Bispo anuncia transferências e ordenação de viúvo

A Diocese de Criciúma, por meio de seu Bispo, Dom Jacinto Inacio Flach, anunciou alguns encaminhamentos para este semestre, durante reunião geral do clero, realizada na manhã desta quinta-feira, 26, no Centro de Pastoral da Paróquia Santa Bárbara:

Padre Samuel volta a Urussanga

Entre as comunicações está o retorno do recém ordenado padre Samuel Colombo Pirola para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, onde atuou como seminarista no ano de 2017. O neo-sacerdote, que foi ordenado presbítero no dia 30 de junho e desde o início deste ano está a serviço da Paróquia Santa Terezinha, em Jacinto Machado, volta a Urussanga no mês de agosto.

Padre Joel acompanhará transição em Forquilhinha

Com a volta de padre Samuel a Urussanga, deixa a Paróquia o padre Joel Sávio que, por dois períodos, esteve a serviço como seminarista e vigário. Padre Joel, que também é Coordenador Diocesano de Pastoral, a partir do mês de outubro cuidará do processo de transição da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha, até hoje servida pelos Freis Franciscanos e que a partir de janeiro de 2019, passará a ser atendida por padres diocesanos.

Diocese terá seu primeiro diácono viúvo

Ainda relacionada à Paróquia de Urussanga, Dom Jacinto anunciou a data da ordenação diaconal do seminarista Vânio Margutti Pereira. Será no dia 02 de dezembro, às 15 horas, na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição. A vocação de Vânio é uma nova experiência para a Diocese: adulto, viúvo e pai de uma filha, iniciou sua caminhada seminarística em 2014, com o apoio de Dom Jacinto. Vânio tem 58 anos de idade e foi coordenador do Conselho de Pastoral Paroquial e também dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio, junto à esposa, falecida em 2011, vítima de AVC.

Partilha entre padres e olhar sobre a formação nos seminários

Durante a reunião geral do clero, os padres Joel Sávio e Gilson Pereira fizeram o repasse de conteúdo do 17º Encontro Nacional de Presbíteros.

Nesta semana, também houve a reunião do Conselho de Formação, com a presença dos reitores dos seminários diocesanos: padre Gilson Pereira (Seminário Menor e Propedêutico), padre Antônio Madeira (Seminário Filosófico) e padre José Aires Pereira (Seminário Teológico). A reunião foi realizada no Seminário de Caravaggio e se destinou ao reconhecimento sobre o andamento das casas de formação, situações específicas e questões de estudo, convivência, ação pastoral e avaliação a respeito do processo formativo, com um olhar especial também sobre os seminaristas do 4º ano de Teologia, que se preparam para a conclusão do curso e que no próximo ano serão enviados para as paróquias e ordenados.

Fonte: Diocese de Criciúma.