WhatsAPP: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
WhatsAPP: (48) 3464-3153
E-mail: secretaria@igrejademaria.com.br
AO VIVO

Batata Yacon “Batata Diet”

A batata yacon, que vem das montanhas dos Andes, mas que se dá bem aqui em nossas terras é também conhecida como “Batata Diet”.

Importância da Yacon, a batata yacon é de fato um alimento fabuloso, vem de encontro as necessidades do homem moderno, com baixa porcentagem de calorias, vem nos auxiliar no combate a obesidade. É o alimento dos diabéticos.

A batata yacon contém grande quantidade de frutooligossacarídeos (FOS) como principal carboidrato. Os (FOS) tem propriedades que protegem a flora intestinal e atuam em casos de prisão de ventre. Os frutooligossacarídeos desempenham funções fisiológicas como controle da pressão arterial. Melhora da biodisponibilidade de minerais como cálcio, diminuindo o risco da osteoporose.   

Formas de uso: ao contrário de outros tubérculos que precisam ser cozidos, a batata yacon se consome crua como fruta. Ela é saborosa, tem gosto de pêra. Para absorção do cálcio aconselha-se consumir 100 gramas antes do almoço e 100 gramas antes da janta.

Caule: além das raízes pode se usar o chá do caule, feito por infusão, o efeito começa depois de 7 a 10 dias. Também não se deve tomar chá por muito tempo, é bom sempre dar um intervalo.

Indicação: o uso da yacon é indicado para pessoas que tem diabete, pressão alta, colesterol, obesidade, para absorção de cálcio e a prevenção de osteoporose. As pessoas que tem pressão baixa devem consumi-la com moderação.

Cultivo: apesar de ser dos Andes, ela é bem cultivada em Santa Catarina, pois produz muito bem. Planta-se os brotos no mês de setembro, para melhor produção aconselha-se colocar ao redor da planta bastante adubo orgânico, quanto mais terá ao redor melhor.

Quanto mais terra fértil é melhor, as raízes podem crescer como as do aipim. Deixar uma distância de 60 cm entre uma planta e outra.  

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.