Agosto: Mês Vocacional

O MÊS VOCACIONAL é o período em que a Igreja no Brasil intensifica o trabalho vocacional que ocorre durante todo o ano nas dioceses, congregações religiosas, institutos seculares e novas comunidades. Em agosto refletimos e rezamos pelas vocações. A cada semana destacamos um modo de seguir a Jesus Cristo.

1ª SEMANA

VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS ORDENADOS

“Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão porque eram como ovelhas que não tem pastor. E disse: pedi ao Senhor da messe que envie muitos operários para a messe.” (Mt 9, 36-37)

Os bispos, padres e diáconos anunciam a Palavra, presidem a celebração dos sacramentos e animam as comunidades.

• Nesta semana reze pelos bispos, padres e diáconos de sua comunidade.
  • Procure conhecer e ajudar os seminários presentes na diocese.
  • Fale a seus filhos, netos e catequizandos sobre a beleza da vocação sacerdotal.

2ª SEMANA

VOCAÇÃO PARA VIDA EM FAMÍLIA

“Sede fecundos, crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra.” (Gn 1,28)

Ser pai, ser mãe, constituir família, assumir o sacramento do Matrimônio como um grande dom, está aí a essência da vocação dos leigos. Devemos dar uma atenção toda especial a família pois é o lugar de nascimento de todas as vocações. A Família é Santuário da vida, é também Igreja doméstica.

O homem e a mulher unidos pelo sacramento do matrimônio, testemunham o amor de Jesus pela Igreja e fazem da família o santuário do amor e da vida.

• Crie um momento de oração em família: “família que reza unida permanece unida”.
  • Conheça e participe de um Grupo de Família mais próximo de sua casa.

3ª SEMANA

VOCAÇÃO PARA A VIDA CONSAGRADA

Os Consagrados e Consagradas acolhem o Evangelho como sua norma de vida, seguindo o Cristo casto, pobre e obediente.

São homens e mulheres que foram chamados por Deus para seguir Jesus Cristo numa dedicação total. Esta vocação é assumida na Igreja por pessoas que, imitando Jesus Cristo, se consagram a Deus através dos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência. São padres, irmãos e irmãs que testemunham com a própria vida o amor de Deus pela humanidade.

A vocação a Vida Religiosa é um dom para a Igreja e um sinal para o mundo. Os religiosos consagram-se a Deus para servi-Lo e para servir os irmãos.

• Reze pelos consagrados e consagradas que você conhece.
  • Procure conhecer a historia e o carisma de alguma família religiosa.
  • Fale a seus filhos, netos e catequizandos sobre a importância da Vida Consagrada.

4ª SEMANA

VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

Os fieis leigos e leigas são cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo. Anunciam a Palavra nos ambientes em que vivem e trabalham.

Pelo Batismo e pela Crisma, os leigos são consagrados para a Missão de construir o Reino. São co-responsáveis na evangelização do mundo de hoje.

Todos os batizados são evangelizadores. São chamados por Deus para testemunhar sua fé no seu ambiente específico: na família; na comunidade e na sociedade.

• Envolva-se com as pastorais, movimentos e associações de sua Paróquia.
  • Testemunhe o Evangelho no seu cotidiano e no seu ambiente de trabalho.
  • Fale com seu pároco e descubra como colaborar com a Pastoral Vocacional.

“A arte de promover e cuidar das vocações encontra um luminoso ponto de referencia nas páginas do Evangelho, onde Jesus chama seus discípulos para segui-los e educa-os com amor” (Bento XVI)

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Jesus, Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Daí coragem às pessoas convidadas. Daí força para que vos sejam fiéis na missão de apóstolos leigos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém. (Paulo VI)