1º Encontro do Terço dos Homens reúne centenas e provoca entusiasmo para o próximo

O 1º Encontro Diocesano do Terço dos Homens reuniu centenas de pessoas no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, no último domingo, 25, em Nova Veneza. Homens de 22 paróquias, alguns acompanhados de suas esposas e filhos, compareceram ao encontro que teve por objetivo a oração em comum e a partilha de experiências. Com clima de entusiasmo e alegria, a atividade teve início às 15h, com a reza do terço da misericórdia, seguida pela acolhida do Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Joel Sávio e do Reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati.

A animação do encontro ficou por conta do Ministério de Música Voz na Igreja, de Araranguá, que junto ao grupo do Terço dos Homens da Comarca de Urussanga, conduziu a oração do terço meditado com o oferecimento do ramalhete espiritual, diante da imagem de Nossa Senhora, com a participação de representantes de todas as comarcas pastorais.

Um momento bonito e de emoção, que reuniu desde crianças de 8 anos, como o pequeno Kauã Pedro, de Lauro Müller, que recebeu de presente uma dezena do terço proveniente do Santuário de São Francisco de Assis (Itália), até 87 anos de idade, como o senhor Divino Cadorin, de Turvo, que ganhou o terço presenteado pelo Papa Francisco a Dom Jacinto.

Grupos partilham vivências

Durante o encontro, os grupos de Terço dos Homens puderam compartilhar suas histórias, seu início e graças concedidas por meio da oração. O primeiro a falar foi Sérgio Amaro dos Anjos, da Paróquia Sagrada Família (Araranguá), onde o primeiro grupo da Diocese foi formado. Conforme Sérgio, a proposta veio de sua esposa, que assistia um programa na TV Canção Nova. Ele, que confessou que não costumava rezar, hoje participa com assiduidade da santa missa e integra o grupo formado por cerca de 40 homens e que já completa cinco anos de caminhada.

Na Paróquia São Pedro Apóstolo (Balneário Arroio do Silva), a iniciativa começou tímida, com pouca participação. Segundo Jairo Noser, foi com o apoio do pároco que todos se comprometeram e fizeram da oração uma realidade. Hoje, reúnem-se todas as quartas-feiras e, na última do mês, o terço é com as famílias, que levam 1 kg de alimento para ser doado a outras carentes. “A presença do padre é importante e incentiva a participação e as mulheres nos dão muita força”, ressalta Noser.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Siderópolis), conforme relato de Nilton Donadel, o Terço dos Homens teve início em 2012. Começou com 15 integrantes e hoje o grupo conta com a participação de 80 deles, atraindo não só participantes da comunidade eclesial, mas também pessoas que se encontravam afastadas, doentes e com outros problemas.

A comunidade Nosso Senhor do Bom Fim (Guatá-Lauro Müller) também se fez presente no encontro. O grupo foi motivado pelo padre José Aires Pereira, no ano de 2012. Começou com poucos, depois o grupo foi aumentando e hoje conta com 50 homens, mas por ele já passaram mais de 100. Ali, o terço dos homens se dedica a animação de missas, com um dia especial no mês e também anima festas religiosas em outras comunidades. Estão se preparando para participar do 7º Encontro Nacional do Terço dos Homens, que será realizado em Aparecida (SP).

O último relato do dia foi do senhor Pedro, da comunidade São Cristóvão (Raizeira – Sombrio). O Terço dos Homens, que tinha todas as evidências para não se concretizar, acabou iniciando em junho de 2013. Com um convite rápido, de carro, porta a porta, os nove homens convidados atenderam ao chamado e se fizeram presentes, naquela ocasião. “Fomos até o sacrário. Na segunda semana, estávamos em 11 e no fim do mês, em 30 homens. Hoje há mais de 100 rezando na paróquia. São muitos homens de fé e mulheres que apoiam”, destacou Pedro, que partilhou a graça alcançada por um integrante que passou por uma cirurgia no mesmo horário em que o grupo se reuniu para rezar.

Missa encerra encontro

A Santa Missa celebrada pela comunidade do Santuário, às 19h, marcou o encerramento do 1º Encontro Diocesano do Terço dos Homens, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach. “Não só aqui, mas no Brasil todo, o Terço dos Homens é algo que está crescendo, especialmente em nossa Diocese. É uma bênção de Deus ter pessoas que se reúnem para rezar. É um sinal da presença carinhosa de Maria, juntando seus filhos homens, que têm a missão, junto às mães, de educar seus filhos. Maria nos ensina a fazer tudo o que Ele disser. Podemos encher as talhas com água, mas que precisa transformar no vinho da alegria é Jesus, a pedido de Maria”, destacou o bispo.

O encontro foi organizado pela Coordenação Diocesana de Pastoral, em parceria com leigos representantes das seis comarcas pastorais da Diocese de Criciúma: Jucemar Cardoso e Lierte Pereira (Urussanga), Antônio Maggi (Santa Rosa do Sul), Sérgio dos Anjos (Araranguá) Valdemarino da Rosa (Turvo), Valdemar Cichella (Criciúma) e Humberto de Mattia (Nova Veneza).

>>> Confira as fotos do evento aqui

Comunicação Diocese de Criciúma