Seminarista Samuel se prepara para sua ordenação diaconal

“Em tudo, amar e servir”. Inspirado nesta frase de Santo Inácio de Loyola, o seminarista Samuel Colombo Pirola vivenciará, a partir do dia 10 de março, o seu ministério diaconal. Às 15 horas do sábado, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara, o jovem vocacionado dará o seu sim diante de Deus: pela imposição das mãos do Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, será ordenado diácono da Igreja Católica.

Samuel tem 29 anos e nasceu em 01 de novembro de 1988, em Criciúma, filho de Zuleide Colombo e Augusto Pirola, irmão de Luciano e Fernando. Sua comunidade de origem é a dedicada a Nossa Senhora Aparecida, do bairro Vila Floresta, atendida pela Paróquia Santo Agostinho, na região de Rio Maina.

Aos 14 anos de idade, Samuel começou a participar de um grupo de jovens e, aos 16, teve sua primeira experiência em um retiro de carnaval, o Vinde e Vede, na época, realizado em Forquilhinha. “Lá, em idos de 2005, senti um primeiro chamado a ir para o Seminário, mas acreditando ser parte da emoção do momento e por certo medo de dar meu sim, continuei seguindo a minha vida normalmente, estudando, trabalhando, namorando. Porém, quando Deus chama, Ele persiste e, assim, em 2009, em um encontro da Renovação Carismática Católica, senti novamente forte o chamado para ir ao Seminário”, relata o seminarista.

Em 2009, Samuel foi coordenador do grupo de oração jovem Seguidores de Cristo, em sua comunidade. Foi nesta época que o chamado à vida sacerdotal voltou a soar forte em seu coração. “Comecei a pedir respostas e confirmações para Deus. Durante todo o ano, Deus falou muito comigo através da oração e foi me confirmando em meu chamado. A confirmação final veio em novembro de 2009, voltando de um encontro no Estado do Espírito Santo. Passamos no Santuário de Aparecida e lá Deus confirmou mais uma vez o meu chamado. Duas semanas depois fiz o estágio vocacional e, assim que pisei no Seminário de Caravaggio, senti uma paz interior muito grande e me senti como se ali fosse minha casa. Em 15 de fevereiro de 2010 ingressei no Seminário e busquei dar o meu sim de cada dia”, conta o candidato ao diaconato.

O jovem foi estudante da SATC, onde se formou em Informática Industrial no ano de 2006. Estudou Ciências Contábeis pela UNESC, mas não concluiu o curso e ingressou no Seminário. Formado em Filosofia pela Faculdade São Luiz (2011-2013) e em Teologia pela FACASC (2014-2017), é pós-graduado em Liderança e Administração Eclesiástica pela Faculdade Unyleya (2015-2016).

Pastoralmente, Pirola já atuou nas paróquias Divino Espírito Santo, em Joinville (2011); Santa Terezinha, em Brusque (2012-2013); Nossa Senhora da Conceição, em Maracajá (2014-2015); Sagrada Família, em Araranguá (2016); Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga (2017) e, neste ano, na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Jacinto Machado.

“Desde que senti o chamado de Deus em minha vida e comecei a respondê-lo, fui tendo a certeza, a cada dia, de que era isso que desejava para a minha vida e, assim, fui dando meu sim de cada dia. Quando pequeno eu queria ser médico, também quis ser professor e até psicólogo. Sempre gostei de trabalhar com o público e estar no meio do povo. No decorrer desses quase nove anos de formação, fui percebendo que, sendo padre, eu serei médico de almas; professor e catequista, ensinando o povo de Deus no seguimento de Jesus; psicólogo, no atendimento e na assistência daqueles que mais precisarem. Tenho um amor muito grande pela Palavra e pela Eucaristia, bem como todos os demais sacramentos. Também amo o povo de Deus que me é confiado, e tenho buscado acreditar em minha vida que o lugar onde estou é o melhor lugar do mundo. Atualmente, o melhor lugar do mundo para viver é a Paróquia Santa Terezinha, em Jacinto Machado!”, destaca o futuro diácono.

Sobre seu lema de ordenação diaconal, Samuel acrescenta: “Amar e servir é se colocar a serviço do povo, é responder o chamado de Deus a cada dia, é estar em comunhão comigo mesmo, com os outros e com Deus, amando e servindo. Amar e servir é me colocar a disposição em tudo ao que for solicitado”.

Em preparação à Ordenação Diaconal, a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus celebra, de 06 a 09 de março, a Semana Missionária com diversas atividades de visitação durante o dia e celebrações à noite, nas comunidades. Confira a programação:

Semana Missionária em preparação a Ordenação Diaconal do seminarista Samuel Colombo Pirola
(06 a 09 de março de 2018)

06/03 (terça-feira) Núcleo Matriz

Durante o dia:

Passeio para os missionários
Missa:
19h30min: Matriz (com bênção dos paramentos do futuro diácono)
Fonte: Diocese de Criciúma.