Pe. Hercílio Cappeller

Natural de Rio Jordão Baixo, município de Nova Veneza. Nasceu no dia 10 de julho de 1924. Sua ordenação Sacerdotal aconteceu no dia 08/12/1950, Ano Santo, sendo ordenante Dom Joaquim Domingues de Oliveira. Logo após sua ordenação, trabalhou na paróquia de Laguna, sendo transferido para o Seminário de Azambuja, onde durante cinco anos, além das atividades sacerdotais, exerceu as funções de professor e dirigente da Banda, pois tinha grande habilidade musical.

Em 07 de fevereiro de 1955 foi nomeado pároco de Lauro Müller, cidade onde permaneceu até o fim de sua vida. Trabalhou em Lauro Müller durante 24 anos e cinco dias. Foi substituído pelo padre Armando Feltrin. Neste período, teve a colaboração de sete padres coadjutores: Afonso Schilickmann, Albino Destro, Valdir Piazza Borges, Antônio Sabino, Vendolino Schlickmann, Sebastião Rodrigues e Armando Feltrin. Colaboraram também, os padres Josefinos do Seminário de Orleans. Na sua longa caminhada teve o apoio dos fabriqueiros, Movimentos, Associações e o povo em Geral.

Fez curso de atualização na Itália para a introdução das inovações propostas pelo Concílio Vaticano II. No ano de 1979, passou a residir na Comunidade de Amaral Gruta, em sua propriedade particular. Em 1987 recebeu provisão de vigário paroquial de Orleans. Permaneceu no trabalho até o seu falecimento, em 25 de julho de 1996, quando tinha 72 anos de idade e quase 46 anos de sacerdócio. Pe. Hercílio escreveu sua história feita de aceitação, obediência, humildade, doação e, acima de tudo, de seguimento a Jesus Cristo e de uma grande devoção a Nossa Senhora do Caravágio. Está sepultado no cemitério Santa Bárbara, em Lauro Müller.

Fonte: http://www.paroquiasantaotilia.com.br

Posse como pároco: 11/09/1955