Pe. César Budny

Natural de Criciúma/SC, da comunidade Linha Batista, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Natividade de Cocal do Sul/SC. O mais velho dos quatro filhos do casal Eugênio Budny e Regina Dembosky Budny, nasceu em 02 de Abril de 1965. Desde pequeno, César ajudava na comunidade. Foi catequista, liturgista, ministro da eucaristia… Seu despertar vocacional contou com a orientação do seu então pároco, Pe. Lindolfo Luckimam, e com 21 anos, partiu para o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, Cidade de Tubarão/SC, onde cursou a faculdade de Filosofia na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

Naquele tempo, a diocese de Criciúma ainda pertencia à Diocese de Tubarão. No ano de 1989, César concluiu o curso de Filosofia, e no ano seguinte (1990) continuou seus estudos na capital catarinense. Lá, cursou a faculdade de Teologia no então ITESC – Instituto Teológico de Santa Catarina, hoje FACASC – Faculdade Católica de Santa Catarina, até o final do ano de 1993. Em 1994, retornou de Florianópolis e no dia 08 de Dezembro foi ordenado Diácono na Paróquia Santo Agostinho – Rio Maina, pelo bispo diocesano Dom Hilário Mozer.

Com o lema sacerdotal “Ninguém tem maior amor do que aquele que está a serviço dos irmãos” (Jo 15,13), sua ordenação presbiteral foi realizada no dia 01 de Julho de 1995, na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, sendo Dom Hilário o seu bispo ordenante. Após ordenado padre, no mês de Agosto de 1995, Pe. César teve uma rápida, porém riquíssima experiência missionária na Paróquia Santa Ana, no interior do estado da Bahia, cidade de Santana do Brejo.

Lá passou duas semanas acompanhando e auxiliando nos trabalhos pastorais daquela paróquia. Pe. César já trabalhou nas paróquias Santo Agostinho, Rio Maina – Criciúma; Paróquia São João Batista em São João do Sul; Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá; Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Lauro Müller; Paróquia São Marcos em Nova Veneza. Em 5 de Fevereiro de 2011 foi designado pelo bispo diocesano de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, como pároco da Paróquia Sagrada Família, de Araranguá.

Posse como pároco: 20/01/2002
Data da saída: 31/01/2003