Pe. Antônio Nicolau Hemkemeier

Natural de Rio Fortuna, padre Antônio Nicolau Hemkemeier, de 52 anos, é o mais o novo vigário da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Jaguaruna. Ele presidiu a primeira missa na comunidade do Riachinho e ficou extremante satisfeito com a recepção. “É um povo muito acolhedor, uma comunidade muito feliz. Fiquei muito satisfeito com a recepção”, destacou o vigário.

A notícia de que viria trabalhar em Jaguaruna foi recebida com muita alegria. “Eu fique muito contente, Jaguaruna tem um povo acolhedor e trabalhar com o Padre Nilo será um grande prazer, pois ele é uma pessoa com grande experiência e, com certeza, será um aprendizado”.
O tempo previsto para permanecer na paróquia não foi estipulado. “Não existe uma previsão, a gente fica o tempo que for preciso. Estamos aqui para servir bem a comunidade e as famílias de Jaguaruna”, completou padre Antônio.

Vida de sacerdócio

Filho de Nicolau Hemkemeier e Lúcia Reck, Antônio Nicolau Hemkemeier é o quarto filho dentre nove irmãos, nasceu em 07 de setembro de 1950. Criado seguindo as tradições católicas, tem na família uma tia freira e um tio padre. “Na minha casa era comum a presença de seminaristas, padres, freiras”, lembra ele.

Além disso, participar das missas na comunidade era o ponto alto do fim de semana. “Era a oportunidade de sairmos de casa”. Na adolescência ajudava nas missas como coroinha e quando jovem participava de grupos de jovens e sempre que possível auxiliava na liturgia.

No dia 19 de dezembro de 1980, aos 30 anos de idade, Antônio foi ordenado padre na igreja São Marcos, em Rio Fortuna. “Foi um momento de muita alegria para mim e para toda a família”.

De 1980 a 1989 ele foi padre na paróquia de Lauro Müller.

Em 1989 foi transferido para Braço do Norte onde ficou até 2002.

Trabalhou em Pinheiral entre 2002 e 2003.

Em 2003 foi transferido para a paróquia de Grão Pará, onde ficou até 2005.

De 2005 a 2013 trabalhou na paróquia de Rio Fortuna. “Tive o prazer de comemorar o meu jubileu na minha terra natal junto com a família e amigos”.

Agora estará servindo a paróquia de Jaguaruna. A data para a posse como vigário de Jaguaruna ainda não está definida. “Depende da agenda do nosso bispo Dom João Francisco Salm, mas acredito que seja ainda neste mês de fevereiro”.

Fonte: Angela Barbara Pereira/ Folha Regional

Posse como pároco:17/01/1984