Ordenação e posse de Monsenhor Onécimo já têm datas marcadas

rO Monsenhor Onécimo Alberton, que na manhã do dia 17 de dezembro foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo de Rio do Sul (SC), confirmou hoje (08/01) as datas das celebrações que marcarão sua nova trajetória sacerdotal.

Com o apoio das dioceses de Criciúma e de Diocese de Rio do Sul, o Monsenhor escolheu o dia 22 de fevereiro para a Missa com rito de Ordenação Episcopal, que será celebrada às 15 horas, no Sisos Hall. A escolha do local se deu pela capacidade de acolher grande número de pessoas, uma vez que são esperados fiéis de toda a Diocese de Criciúma, além de bispos, padres e leigos de Rio do Sul e de outras dioceses.

Para que a ordenação aconteça, são necessários três bispos. O bispo ordenante será Dom João Francisco Salm, Bispo de Tubarão (SC). Os co-ordenantes serão Dom Jacinto Inacio Flach, Bispo de Criciúma, e Dom Paulo Antonio De Conto, que durante dez anos foi bispo de Criciúma e, atualmente, está à frente da Diocese de Montenegro (RS

Depois de ordenado, o Monsenhor passa a se chamar Dom Onécimo Alberton. Desde sua nomeação, conforme os documentos da Igreja, o bispo tem até três meses para tomar posse na diocese para a qual é designado. Assim, no dia 15 de março será celebrada a missa que marca o início do ministério pastoral do novo bispo, na Catedral São João Batista, em Rio do Sul, às 15 horas.

Recentemente, Monsenhor Onécimo visitou a Diocese de Rio do Sul, onde conversou com os bispos locais e conheceu um pouco da realidade pastoral dos serviços e paróquias da região, bem como padres e lideranças leigas. “O encontro nos entusiasmou e nos encheu de esperança, ao mesmo tempo, pelo empenho, pelo interesse e pela vontade deles e pelas expectativas que cada um trazia. Serei o quarto bispo daquela diocese e tenho consciência de que temos uma história e uma caminhada a se levar em consideração, a dar continuidade. O encontro me surpreendeu pela participação e pela acolhida por parte dos bispos, padres e lideranças que nos aguardavam”, relata Monsenhor Onécimo.

Fotos: Arquivo Movimento de Irmãos da Diocese de Rio do Sul

r (1)

Fonte: Diocese de Criciuma.